Pode-se destacar a desigualdade social, falta de dados, distorção entre idade e série, evasão escolar e até mesmo a falta de motivação, que permite o medo dominar as sensações prazerosas de aprender. Fatores como: repetências, exposições diante colegas, bullyng na sala de aula, coíbem o sujeito demonstrando que ele não é capaz. Apesar de ser essa a realidade, não devemos ignorá-la, cabe ao poder público tomar medidas para a redução desses dados.
Nós como sociedade, podemos colaborar também para a diminuição, como a criação de ONGS, que explanam a escrita e a leitura. Contudo, o melhor a se fazer é tirar ideias como essas do pensamento e torná-las em uma atitude.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada