Primeiramente, nota-se, que a indústria apresenta um modelo ideal de vida no cinema e usa disso, através da publicidade, para persuadir o público a adquirir os seus produtos. Com isso, cria-se uma ideia de que somente eles são capazes de satisfazer todas as necessidades de um indivíduo. Dessa forma, a população, em busca da felicidade, compra cada vez mais e reutiliza de menos, o que incentiva a própria indústria a manter a produção de lixo crescente.
Além disso, percebe-se, que o consumismo aumenta devido ao desconhecimento sobre os impactos no clima, na fauna, na flora e no saneamento ambiental que o excesso de lixo causa. Seguindo essa linha de raciocínio, observa-se, que as crianças são ensinadas desde cedo que possuir muitos brinquedos é divertido e possibilita uma superioridade em relação às outras. Assim, conforme elas crescem, tornam-se consumistas e passam os mesmos hábitos as gerações futuras.
Portanto, medidas são necessárias para conter o problema. Logo, a escola, juntamente com o governo, deve mostrar à sociedade os impactos ambientais e sociais que os resíduos industriais causam, através de campanhas de conscientização, a fim de conter o superconsumo e incentivar a reutilização. Ademais, o Estado deve investir em políticas de reciclagem de lixo e responsabilizar, com multas, cidadãos que fizerem o descarte inadequado, com a finalidade de conter a poluição ambiental. Desse modo, o planeta será menos desgastado pelas atividades humanas.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada