Xenofobia, fruto do desconhecimento. Com a industrialização acelerada da região sudeste em 1950, milhares de pessoas oriundas do nordeste do país vieram tentar uma nova oportunidade em cidades como São Paulo e Rio de Janeiro, porém, devido ao desconhecimento e o preconceito esses indivíduos se tornaram vítimas da xenofobia. No entanto, essa aversão motivada pela cultura, costumes e até mesmo, estrutura física, não se dissipou com o tempo e até hoje, principalmente, Bahianos, Cearense, Paraibanos e pernambucanos são esteriotipados e humilhados.
Ademais, quando subjugamos, uma determinada população sem o prévio conhecimento, além de preconceituosos, fechamos os olhos para o que realmente é importante. A maioria do povo nordestino passa por severas secas e consequentemente desemprego, diante disso, para fugir da fome, veem como uma nova chance a migração para outras regiões. Mediante isso, além do sofrimento já existente por conta da distância de casa, essas pessoas ainda são cruelmente apelidadas como paraíbas, cabeçudos e especificamente para os Bahianos o esteriótipo de preguiçosos.
Desse modo, fica evidente, portanto, a necessidade de políticas públicas eficazes que coibam a prática e a disseminação de atos xenofóbicos. Em virtude disso, o Poder Legislativo juntamente com o Ministério da Justiça e o Ministério Público criem leis que criminalise de forma mais severa a xenofobia, e que as ONGs e a mídia televisiva desenvolvam programas e campanhas de apoio e solidariedade às vítimas, estimulando a conscientização e o conhecimento da cultura diversificada existente no Brasil.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.