por uma quantidade significativa de pessoas. Contudo, as proporções que os problemas
têm tomado em virtude do controle de dados, nesse âmbito, são preocupantes. Dentre
as principais problemáticas, encontra-se a propagação de falsas informações e uma série
de recomendações que instigam os usuários a criarem ideias e comportamentos alheios
ao seu caráter, criando uma ilusória liberdade de expressão, e incertezas.
Seguindo esse parâmetro, torna-se importante destacar o fato de que a internet
frequentemente expõe aquilo que os seus interventores deduzem ser mais agradável as
pessoas, a fim de que possam causar mais interesse e encadeamento de seus usuários.
Muitos criam uma falsa perspectiva de vida pois pensam que a sociedade se resume
aquilo que é exposto em suas redes sociais. Como já dizia Augusto Cury “Nada é tão
perigoso para aprisionar a inteligência do que aceitar passivamente as informações".
Além disso, é na internet que se concentram a maior quantidade de notícias
falsas e de informações que possuem pouco detalhamento expositivo. A maioria dos
usuários são bastante influenciáveis, e tendem a acreditar em quase tudo que vêem nas
redes sociais. Conclusões enganosas resultam na tomada de atitudes precipitadas, as
quais podem ser muito prejudiciais à sociedade, e como já dizia o sociólogo, Bauman, “a
única certeza que devemos ter é a incerteza".
Diante disso, torna-se evidente que mudanças devem ser efetivadas para
converter esse cenário, dentre elas, a criação de um programa de verificação eficaz pelo
Ministério da Tecnologia, através de investimentos que visem uma avaliação minuciosa
e constante daquilo que é propagado nas redes sociais. Caso haja informações falsas
sendo disseminadas, o programa teria a responsabilidade de declarar a devida notícia
como falsa, e também a de estabelecer um esclarecimento sobre o assunto através dos
meios de comunicação viáveis, caso necessário.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada