Segundo o sociólogo Zygmunt Bauman "vivemos em tempos líquidos, nada foi feito para durar" representa a constante mudança nas relações humanas, entretendo-se vagamente com algo, logo, buscando novos meios de superar a tristeza e o tédio. De modo similar acontece com os jovens brasileiros; tendo consequências os males da rede social. Um exemplo, é o instagram, criando uma falsa realidade do dia a dia, mostrando pessoas felizes e com corpos perfeitos, resultando em jovens insatisfeitos quanto a suas vidas, buscando padrões inalcançáveis. Além disso, a sociedade impõem que o jovem seja bem sucedido aos 18 anos, passando em uma universidade e ao chegar nos 24 anos, casar-se e ter filhos. Problemas com família e escola, contribuem para uma sobrecarga maior ao jovem brasileiro, além de tudo, no momento em que o jovem é diagnosticado com depressão, sofre rejeição pela família e sociedade, enxergando a doença como bobagem, consequentemente leva jovem a um agravamento da doença, acompanhada de ansiedade e automutilação. Deste modo, a taxa de depressão aumenta entre os jovens no Brasil, e infelizmente, muitos jovens chegam a cometer suicídio, pelo agravamento da doença.
Portanto os agentes governamentais, como Ministério da saúde, que fica ao encargo da saúde brasileira, deve melhorar os atendimentos psicológicos pelo SUS, propondo também, que tenha atendimento psicológico em escolas de todas as redes, as escolas devem fazer palestras sobre depressão e aconselhar os pais dos alunos, para poderem lidar melhor junto com filhos diagnosticados com depressão.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão, ou seja, com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido a partir de considerações próximas ao senso comum ou muito próximas do que foi proposto nos textos motivadores, sem progressividade, ou ainda o texto apresenta domínio precário do tipo textual exigido, com poucas características de uma dissertação, ainda que se reconheça o tema proposto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.