Redes sociais, como o Instagram, sempre estão reforçando certos estereótipos usando corpos padronizados e a fantasia da vida perfeita através de influenciadores que pregam esses ideais e ganham cada vez mais seguidores e se alimentam de curtidas. Não há um público alvo definitivo, visto que ataca a pessoas de todas as idades e etnias, mas quem é mais afetado são os jovens- que se transformam em reféns de cosméticos e da moda recorrente. Pois é o que essa indústria da beleza faz: cria roupas, medicamentos, produtos e cirurgias para fazer com que todos corram atrás do corpo desejado e das tendências atuais, para se satisfazerem ao entrarem no molde criado pela sociedade. O dilema, no entanto, é que ninguém nunca se satisfaz.
Nessa corrida pela perfeição muitos acabam desenvolvendo problemas psicológicos, os quais podemos citar a anorexia e a depressão. Para se encaixarem nos quesitos de beleza definidos, muitos fazem dietas incorretas e extremas ou se deprimem por não serem o padrão imposto, e está aí um dos maiores problemas dessa cultura da beleza- essa desordem nos hábitos alimentícios e o dano psicológico que causa.
Levando em consideração esses aspectos, é preciso desconstruir essas problemáticas e que as pessoas se baseiem menos na imagem que os meios de comunicação oferecem, afinal, grande parte deles, como as redes sociais, não retratam a realidade, apenas criam personagens e identidades pela estética, sem muitas vezes se importar com a saúde física e psicológica dos alvos fisgados. Ter uma vida saudável é algo de suma importância e que vai além de fotos publicadas e esteticismos.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 150
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 150
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 150
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 150
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.