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Por anajuliap
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  • Jean-Jacques Rousseau, filósofo iluminista, em sua obra, “Discurso sobre a Origem e os Fundamentos da Desigualdade entre os Homens”, afirma sobre tais questões demonstrando que a convivência em sociedade nos corrompe. Fora da obra, analisando o contexto social atual, é notório que a desigualdade social está diretamente ligada à problemática relacionada a evasão escolar, uma vez que, devido à falta de condições financeiras, milhares de crianças e adolescentes abandonam suas instituições de ensino. Nessa perspectiva, a gravidez na adolescência e a falta de acesso às instituições acabam tornando-se desafios recorrentes para inibir tal ciclo.
    Primordialmente, pondera-se que a gestação precoce é considerada uma “barreira” para acabar com o problema no que diz respeito à temática. Isso ocorre porque a gravidez pode, muitas vezes, impossibilitar a estudante de seguir com sua vida acadêmica normalmente por falta de recursos ou falta de apoio dos familiares, fazendo com que ela a abandone para dedicar-se aos cuidados com seu filho. De acordo dados estimados pela Organização dos Estados Ibero Americanos (OEI) e a Faculdade Latino-Americana de Ciências (Flacso), a cada 100 jovens, 18 afirmam ter deixado os estudos em segundo plano pela gravidez.
    Mormente, é de suma importância ressaltar que a falta de renda é um empecilho que contribui para a evasão escolar. Em virtude de tal circunstância, muitos estudantes tendem substituir a escola pelo trabalho para garantir o sustento da sua família, e, muitas vezes acabam trabalhando em más condições, sem nenhum tipo de formação e em muitos casos, adentram na criminalidade. Uma pesquisa realizada pelo Ministério da Educação afirma que, cerca de 36% dos adolescentes entrevistados saíram da escola por precisarem buscar por recursos financeiros.
    Posto isso, então, a falta de renda e a gravidez precoce são algumas das principais razões que levam o estudante a abandonar os estudos. Cabe ao Ministério da Educação elaborar projetos para auxiliar os estudantes que trabalham, para que não seja necessário que tal aluno deixe sua vida escolar de lado. E, para conscientizar os estudantes, as escolas devem promover palestras e projetos educacionais visando tornar essa problemática como algo menos recorrente. Assim, as questões de desigualdade social propostas por Rousseau ficarão menos desproporcionais.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

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