Avatar do usuário
Por eridii
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#57447
De acordo com cálculos feitos pelo Banco Central (BC), o endividamento das famílias no Brasil chegaram a 46,3%, sendo este o maior percentual em 10 anos. Diante disso, é perceptivel a relevância da educação financeira nas escolas para a sociedade atual, visto que ainda há um grande problema na administração de dinheiro por parte da população brasileira. Sendo assim, cabe analisarmos a importância desse ensino para a vida do indivíduo juntamente as consequências que isso traz para o Brasil.

Em primeira circunstância, é necessário ressaltar a importância da educação financeira na vida de uma pessoa. Segundo o filósofo prussiano Immanuel Kant, o homem não é nada além daquilo que a educação faz dele. De forma análoga, a aprendizagem monetária presente nas escolas traz benefícios para o futuro dos jovens, bem como a maneira de lidar com seu próprio dinheiro e evitar problemas em relação a isso na vida adulta. Logo, é inegável o valor desse conhecimento para os indivíduos em particular, assim como para toda uma sociedade se desenvolver economicamente.

Ademais, convenhamos analisar as consequências que essa problemática traz para o Brasil. De acordo com Nelson Mandela, político e ativista social, a educação é a arma mais poderosa que pode ser usada para mudar o mundo. Em conformidade, a presença de um ensino financeiro nas escolas, consequentemente uma melhora na vida monetária da população, gera como aspecto positivo a prosperação da economia brasileira junto ao desenvolvimento do país. Portanto, é evidente que essa educação apresenta somente aspectos favoráveis para uma nação, a qual eleva a qualidade de vida das pessoas e diminui problemas com a administração do dinheiro.

Logo, medidas estratégicas são necessárias para alterar esse cenário. Como solução é preciso que o Ministério da Educação em parceria com o governo federal, promova cursos de educação financeira nas escolas públicas e particulares, além de realizar palestras e debates sobre o assunto. Tais cursos devem ser gratuitos para uma maior acessibilidade dos estudantes, e as palestras e debates devem ser feitos com o intuito de conscientizar os jovens sobre a importância desse ensino para a sociedade, assim como os problemas gerados sem a presença dele. A partir dessas ações, espera-se promover a construção de um Brasil melhor.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
75 Exibições
por emillyxsl
0 Respostas 
68 Exibições
por caodeguerra
0 Respostas 
399 Exibições
por Suellem
1 Respostas 
166 Exibições
por EmillyySilva
0 Respostas 
111 Exibições
por Anabernardi
0 Respostas 
116 Exibições
por Katia16383
1 Respostas 
161 Exibições
por JoaoPedro72
0 Respostas 
106 Exibições
por Patricia1710
0 Respostas 
118 Exibições
por Maria242023
EDUCAÇÃO FINANCEIRA
por wesleyw07    - In: Outros temas
0 Respostas 
53 Exibições
por wesleyw07

lais458 , muito obrigada por corrigir! Vou seguir[…]

gabisateles - Você apresenta bem o tema […]

O brasileiro muitas vezes não tem a oportun[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM