Em primeira circunstância, é necessário ressaltar a importância da educação financeira na vida de uma pessoa. Segundo o filósofo prussiano Immanuel Kant, o homem não é nada além daquilo que a educação faz dele. De forma análoga, a aprendizagem monetária presente nas escolas traz benefícios para o futuro dos jovens, bem como a maneira de lidar com seu próprio dinheiro e evitar problemas em relação a isso na vida adulta. Logo, é inegável o valor desse conhecimento para os indivíduos em particular, assim como para toda uma sociedade se desenvolver economicamente.
Ademais, convenhamos analisar as consequências que essa problemática traz para o Brasil. De acordo com Nelson Mandela, político e ativista social, a educação é a arma mais poderosa que pode ser usada para mudar o mundo. Em conformidade, a presença de um ensino financeiro nas escolas, consequentemente uma melhora na vida monetária da população, gera como aspecto positivo a prosperação da economia brasileira junto ao desenvolvimento do país. Portanto, é evidente que essa educação apresenta somente aspectos favoráveis para uma nação, a qual eleva a qualidade de vida das pessoas e diminui problemas com a administração do dinheiro.
Logo, medidas estratégicas são necessárias para alterar esse cenário. Como solução é preciso que o Ministério da Educação em parceria com o governo federal, promova cursos de educação financeira nas escolas públicas e particulares, além de realizar palestras e debates sobre o assunto. Tais cursos devem ser gratuitos para uma maior acessibilidade dos estudantes, e as palestras e debates devem ser feitos com o intuito de conscientizar os jovens sobre a importância desse ensino para a sociedade, assim como os problemas gerados sem a presença dele. A partir dessas ações, espera-se promover a construção de um Brasil melhor.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.