A princípio, de acordo com a lei 10.639, torna-se obrigatório o ensino de história e cultura afro-brasileira nas escolas de rede pública e privada. É essencial realçar a representatividade Africana e indígena na sociedade, pois os costumes e tradições, os quais podem ser mencionados: mitologia, folclore, língua, culinária, entre outros, estão presentes como uma riqueza cultural desse grande continente, e faz com que as pessoas percebam sua verdadeira importância e, também, a ligação que essas tradições exercem sobre uma das mais festividades populares, como o Carnaval.
Ademais, o preconceito enraizado infelizmente acaba se tornando presente em toda essa cultura diversificada. As pessoas os observam como se eles fossem inferiores aos demais, além de sofrerem racismo e intolerância religiosa, pois essas mesmas pessoas querem sempre estar rotuladas à um padrão e, por isso, quando veem uma cultura diferente, estranham. Como dizia Santo Agostinho: "Na essência somos iguais, nas diferenças nos respeitamos". Ninguém tem que ser igual à ninguém, o respeito deve ser prevalecido, dependendo de qualquer coisa.
Portanto, faz-se necessário que a sociedade em si, se conscientize sobre seus próprios atos julgadores. É importante que as próprias famílias eduquem seus filhos a conviverem em harmonia e respeitar a diversidade cultural e religiosa dos afro-brasileiros, pois a maior parte da educação vem de casa. O papel das escolas é transpassar conhecimento e não ensinar a ter caráter.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 100
Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 100
Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 100
Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.