Certamente a princípio, tal conhecimento é escasso e ausente nas escolas. Segundo o sociólogo Immanuel Kant, "o ser humano é aquilo que a educação faz dele". Sob essa ótica, pode-se declarar que o indivíduo é resultado na obtenção de seus conhecimentos. Dessa maneira, sem ensino financeiro adquirido nas unidades escolares, não vai ter capacidade de responsabilidade no âmbito de finanças e sofrerá tais consequências no futuro.
Ademais, por conseguinte, a falta de disciplina monetária causa o consumismo exacerbado. Como o filósofo André Comte-Sponville afirma, a prudência determina o que é necessário para ter e o que é necessário evitar. Nesse sentido, a competência de economizar e planejar reduz prejuízos no nosso estilo de vida, além de evitar complicações futuras. Portanto, pouco domínio no tal conteúdo, ocorre gastos negligentes em compras de produtos que não são urgentes e não haverá como comprar o que é necessário posteriormente.
Tendo em vista os fatos mencionados, cabe ao Governo Federal implementar aulas obrigatórias sobre educação financeira nas escolas, por meio de projetos de leis. Além disso, é papel do Ministério da Educação, em parceria com prefeituras locais, promover projetos, como promoção de palestras e campanhas midiáticas a respeito da importância de controle de finanças, a fim de desenvolver o senso crítico e alcançar progresso financeiro, assim como Jordan Belfort.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada