A frase do sociólogo Durkheim que diz que "o indivíduo só poderá agir na medida em que aprender a conhecer o contexto em que está inserido", aplica-se sabiamente no tema da cultura do cancelamento, já que muitos dos “canceladores” criticam ações de terceiros sem saber o que as motivou. Como exemplo, tem-se novamente o caso de Emma Watson, quando, depois de perceber que tinha sido "cancelada", a atriz explicou que postou a foto com moldura branca apenas para combinar com o visual de seu feed, e não para ofender alguém.
O cancelamento também pode acarretar consequências negativas como, por exemplo, danos psicológicos causados no "cancelado", já que ele pode se sentir excluído e, diante de tantas críticas, desenvolver transtornos mentais como a depressão e a ansiedade, que podem ser tão graves a ponto de levar o indivíduo à morte.
Assim sendo, é evidente que a cultura do cancelamento configura-se como um problema que precisa ser resolvido. Portanto, para que isso seja feito, as redes sociais devem criar programas de denúncia aos “canceladores” e, a partir disso, aprovar a desativação de suas contas. Além disso, as mídias brasileiras devem, através dos meios de comunicação, elaborar campanhas de divulgação das consequências do cancelamento, a fim de alertar sobre a gravidade do problema. Somente assim, essa questão será minimizada no país.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.