Avatar do usuário
Por JulianH
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#57330
No livro “1984”, de George Orwell, é exposto uma sociedade privada de liberdade de expressão, sem pensamento crítico e com um governo ditatorial que assassina quem pensa “fora da caixa”. A obra mostra a importância da liberdade, estimula a criatividade e muda a nossa percepção do mundo. Infelizmente, cada vez mais as pessoas estão perdendo o interesse na leitura, visto que a tecnologia virou o novo passa tempo. Com isso, cria-se uma geração sem opinião própria e a criticidade necessária para tomar decisões políticas ou arbitrárias.
É preciso considerar, em primeiro plano, as causas dessa problemática. Em meados do século XX, com a terceira Revolução Industrial – conhecida também como Revolução-Técnico-Científica-Informacional – o mundo começou a mudar por completo, dado que a tecnologia aliada às redes sociais interferiu na maneira de pensar, agir e de se relacionar. Entretanto, os algoritmos empregados ao mundo cibernético cumprem as suas funções de sempre nos fazer querer ficar mais tempo nos aplicativos, gerando lucro as empresas e um vício aos usuários.
Outrossim, como consequência, a leitura é posta em segundo plano, ou até mesmo nem está nos planos, o que prejudica, principalmente, a formação social de crianças e adolescentes. Por conseguinte, isso pode gerar consequências gravíssimas, uma vez que é criado um ambiente perfeito para governos ditatoriais, como o nazismo, o fascismo ou até mesmo o regime militar ocorrido no Brasil, por exemplo. Sendo assim, é de extrema importância o incentivo a leitura nos jovens, em virtude de que eles irão ser responsáveis pelo próprio futuro.
Diante do exposto, cabe ao governo federal e as instituições de ensino a criação de um projeto de leitura solidária intitulado de “Ler é Aprender” onde seriam dispostos livros gratuitamente em locais públicos para todos poderem usufruir. Além disso, é crucial a criação de campanhas televisivas por parte do Ministério da Educação as quais alertariam das consequências da falta de leitura citando exemplos do passado. Essas ações devem ser feitas por meio de verbas governamentais e com o objetivo de contribuir para a formação social por meio da leitura evitando o acontecido no livro “1984”.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
130 Exibições
por Kevelyn
0 Respostas 
45 Exibições
por laurol200207
0 Respostas 
111 Exibições
por Milyz
0 Respostas 
76 Exibições
por marianabez
1 Respostas 
58 Exibições
por oliveiraabna
6 Respostas 
223 Exibições
por Mylike
1 Respostas 
133 Exibições
por Kimmdoo10
0 Respostas 
118 Exibições
por Rafahahah
0 Respostas 
112 Exibições
por EvellynD
0 Respostas 
144 Exibições
por stitch12

https://futeboldeapostas.com/ é meu recurso[…]

Impacto da arte

A arte, em suas diversas formas e manifestaç[…]

Na atualidade, a desigualdade social é muit[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM