É preciso considerar, em primeiro plano, as causas dessa problemática. Em meados do século XX, com a terceira Revolução Industrial – conhecida também como Revolução-Técnico-Científica-Informacional – o mundo começou a mudar por completo, dado que a tecnologia aliada às redes sociais interferiu na maneira de pensar, agir e de se relacionar. Entretanto, os algoritmos empregados ao mundo cibernético cumprem as suas funções de sempre nos fazer querer ficar mais tempo nos aplicativos, gerando lucro as empresas e um vício aos usuários.
Outrossim, como consequência, a leitura é posta em segundo plano, ou até mesmo nem está nos planos, o que prejudica, principalmente, a formação social de crianças e adolescentes. Por conseguinte, isso pode gerar consequências gravíssimas, uma vez que é criado um ambiente perfeito para governos ditatoriais, como o nazismo, o fascismo ou até mesmo o regime militar ocorrido no Brasil, por exemplo. Sendo assim, é de extrema importância o incentivo a leitura nos jovens, em virtude de que eles irão ser responsáveis pelo próprio futuro.
Diante do exposto, cabe ao governo federal e as instituições de ensino a criação de um projeto de leitura solidária intitulado de “Ler é Aprender” onde seriam dispostos livros gratuitamente em locais públicos para todos poderem usufruir. Além disso, é crucial a criação de campanhas televisivas por parte do Ministério da Educação as quais alertariam das consequências da falta de leitura citando exemplos do passado. Essas ações devem ser feitas por meio de verbas governamentais e com o objetivo de contribuir para a formação social por meio da leitura evitando o acontecido no livro “1984”.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada