Diante desse cenário, convém ressaltar o tratamento médico/psicológico, principalmente público, precário.A Constituição Federal de 1988, documento jurídico mais importante do país, prevê em seu artigo 6° o direto à saúde como jus a todo cidadão brasileiro.Contudo, ao se notar a distribuição de instituições de saúde pública pelo território pode-se notar o caráter excludente que a população sofre.Dessa maneira, somente aqueles que possuem condições monetárias e fácil acesso a esse atendimento são beneficiados, deixando a população baixa renda sem acesso à serviços sociais tão importantes para a manutenção da saúde mental.
Ademais, também é importante destacar a pouca discussão sobre a temática, gerando a persistência do preconceito no Brasil.De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), nos dias atuais, a depressão afeta mais de 10 milhões de brasileiros.Mesmo com um grande número de doentes- de diferentes faixas etárias, classe social e seco, essa e outras doenças psicológicas ainda são tratadas com pensamentos preconceituosos e desprezíveis por uma grande parcela da população.Consequentemente, o número de pessoas com medo ou vergonha de pedir ajuda médica aumenta.
Portanto, o Governo Federal tem o dever de construir locais de atendimento psicológicos em escolas e regiões localizadas primordialmente em áreas periféricas.Será feito por meio de profissionais especializados - que atenderão públicos de todas idades, a fim de instaurar uma saúde pública de qualidade a todos os moradores.Além disso, o Ministério da Educação juntamente às mídias digitais, devem criar projetos por meio de site na Internet, em que doenças mentais sejam livremente discutidas com o intuito de erradicar qualquer discussão incorreta sobre o assunto.Somente assim, a Constituição Federal será plenamente cumprida.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada