Em primeiro lugar, é relevante abordar que a insciência da sociedade contribui para a persistência do comércio ilegal de animais silvestres. Nesse sentido, o escritor Antoine de Saint-Exupéry afirmou que, cada um é o único responsável por todos. Analogamente a isso, esperava-se que, a sociedade defende-se o animal que está em perigo de contrabando e compreendesse que o tráfico de espécies colabora para o risco de extinção, no entanto, percebe-se, que na hodiernidade, a ausência de conhecimento do corpo social em relação ao revés, amplia a biopiratia, uma vez que a ineficácia do Poder Público não apresenta ações efetivas que informe à coletividade sobre a seriedade do problema. Portanto, é fundamental uma reforma nas atitudes para que haja mudança em favor desse panorama.
Outrossim, vale destacar que a situação é corraborada pelo despreparo do governo. Sob essa perspectiva, vale ressaltar o pensamento do político brasileiro Moreira Franco: "Não vivemos uma crise de governabilidade, vivemos uma crise de organização do governo". Nesse sentido, percebe-se que, determinado problema configura-se como um obstáculo, tendo em vista que há leis contra esse crime, entretanto, a falha de legislação contribui para que os traficantes tenham penalidades brandas, dessa forma, as penas aplicadas não impedem a pratica do negócio clandestino, trazendo prejuízos ao meio ambiente, como exemplo, o desequilíbrio ecológico causando mudanças na cadeia alimentar. Assim, sem o comprometimento do poder estatal para solucionar o problema, é notório que as consequências se tornaram ainda mais alarmantes.
Conclui-se, que medidas são necessárias, para isso, cabe ao Poder Executivo juntamente com o IBAMA- Instituito Brasileiro do Meio Ambiente- criar mecanismos mais eficazes de fiscalização contra as práticas do comércio ilegal de animais silvestres, por meio de trânsmites legais. Ademais, é necessário que eles desenvolvam palestras para todos os públicos, com o objetivo de conscientizar a população, para que a comunidade brasileira tenha um senso mais crítico sobre a importância dos animais. Dessa forma o problema será minimizado.
@GlendaMorais pode corrigir pra mim? pfv
@jherodrigues pode corrigir pra mim? Pfv
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 170
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 130
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.