A princípio, é importante destacar o individualismo e a falta de empatia que compõe grande parte dos usuários na cultura de cancelamento nas redes comunicativas. De acordo com filósofo alemão, Friedrich Nietzsche, “Quando se olha muito tempo para um abismo, o abismo olha para você’’, sendo assim, reafirmando a ideia de que, ao julgar e condenar uma pessoa pelos erros que ela cometeu, usando o chamado “linchamento virtual”, o individuo está a merce do próprio julgamento. Assim, evidenciando que ausência empática e sentimento individual podem virar-se contra o próprio “cancelador”.
Ademais, é fundamental apontar a influência midiática como impulsionador dessa problemática. No período da Segunda guerra mundial, por exemplo, países como Alemanha e Estados Unidos utilizavam muito desse viés como estratégia de alienar cidadãos, em busca de apoio e da exaltação das ações dos líderes da época. Paralelamente, o cancelamento no âmbito da mídia, consegue abranger um público ainda maior, resultando no agravamento da condenação social. Logo, perpetua-se a ideia de que a influência e a divulgação, são inegavelmente estimuladores do cancelamento.
Depreende-se, portanto, a necessidade de se combater esses obstáculos. Para isso, é
imprescindível que o Ministério das Comunicações, em parceria com o Poder Legislativo, por intermédio de veículos digitais, monitore e fiscalize ações que tomem proporções agravantes como a criação organizações e projetos conscientizadores, aumentando o alcance da delegacias virtuais, a fim de diminuir danos ocasionados.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 153
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 167
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 167
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 167
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.