Em primeiro plano, é um desafio enorme para os habitantes não ter diversas fontes de energia como por exemplo a falta de chuva que causa impactos na produção hidráulica, como também a escassez de profissionais para o reparo da usina e a diversificação de energia renováveis como a eólica, solar. Por isso, como o filósofo Tales de Miletos falava "A água é a origem da vida" sendo assim uma das questões pautada a formação de energia.
Nesse contexto, como o estado de São Paulo teve uma das suas estações prejudica pela árvore que foi a Sabesp, a própria empresa poderia ter evitado se tivesse construído longe de árvores e assim não causava mais de 1 milhão de pessoas sem ter energia em suas residências. Em seguida, não só como os governos anteriores como Lula e Dilma não construíram novas fontes de energia causando uma grande crise de fornecimento para a população e torando precária e robusta.
Dessa forma, como teve o problema na Sabesp e governos anteriores, pode salientar que o governo brasileiro deve arquitetar novas formas de produção energética por meio de ajuda financeira de países desenvolvidos como Estados Unidos, Rússia e China a fim de intensificar na criação de diversas usinas de fornecimento de Energia como Eólica e solar.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. Seu texto apresenta estrutura sintática com certa organização, porém com muitos desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual, que comprometem a compreensão das ideias.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores apresentados na proposta de redação.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.