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Por Raphaella29
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#56453
O Brasil é o segundo País com mais pessoas depressivas no mundo. Apesar desses dados a depressão ainda é tratada como um grande tabu e ainda hoje é subestimada por grande parcela dos brasileiros. Apesar de que esse assunto ganhou grande visibilidade há alguns anos e desde então vem sido bastante falado algumas pessoas se recusam a acreditar que esse problema tem imensa importância.
Não existe forma melhor de mostrar como a depressão é subestimada do que falando coisas que escutamos diariamente por pessoas de nosso convívio. Essas falas podem ferir mais ainda pessoas depressivas, tais falas como "isso é frescura", "você não faz nada o dia todo e vem com esse papinho", "vai lavar a louça que passa". Um grande exemplo do que essas falas e atitudes podem levar é muito bem demostrado no livro Por Lugares Incríveis, onde todos ignoram a dor do protagonista até ele não aguentar mas e tirar a propia vida.
Uma boa forma de conscientizar a população é o o governo estabelecer programas e propagandas na televisão que explique e alerte dos perigos e sintomas da depressão, a escola também poderia estabelecer debates sobre o tema, assim a população teria informações e as pessoas depressivas teriam mas confiança e menos medo de pedir ajuda e de ter sua dor minimizada.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 129

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 126

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 109

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 97

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 100

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

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Por AnnaJuliaJu
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos
#57055
Olá! Vou tentar corrigir :)

O Brasil é o segundo País (1) com mais pessoas depressivas no mundo. Apesar desses dados[,] a depressão ainda é tratada como um grande tabu e ainda hoje é subestimada por grande parcela dos brasileiros . Apesar (2) de que esse assunto ganhou grande visibilidade há alguns anos e desde então vem [tem] sido bastante falado[,] algumas pessoas se recusam a acreditar que esse problema tem imensa importância.
(1) Como nesse caso a palavra "país" não está substituindo "Brasil" (veja que até se for realizada a substituição fica estranho), então ele deve ser escrito com letra inicial minúscula.
(2) Evite repetir palavras
---> Está bom, talvez poderia ser melhor, por exemplo, sair do senso comum ao colocar uma fonte para seu dado.


(*) Não existe forma melhor de mostrar como a depressão é subestimada do que falando [falar (3)] coisas que escutamos diariamente por pessoas de nosso convívio (4). Essas falas podem ferir mais ainda pessoas depressivas, tais falas como "isso é frescura", "você não faz nada o dia todo e vem com esse papinho", "vai lavar a louça que passa". Um grande exemplo do que essas falas e atitudes (as quais) podem levar é muito bem demostrado (5) no livro Por Lugares Incríveis, onde todos ignoram a dor do protagonista até ele não aguentar mas [mais] e tirar a propia [própria] vida.
(3) Evite usar muito gerúndio, ele é uma marca de oralidade
(4) Muito cuidado ao expor uma informação da sua experiência ou, nesse caso, algo que você supõe que as pessoas viveram, ao usar a primeira pessoa dessa forma, está muito próxima de uma narração e isso deve ser evitado!
(5) https://duvidas.dicio.com.br/demonstrar-e-demostrar/
---> Embora esses exemplos de frases não agregam muito ao texto e poderia ter desenvolvido mais em cima do repertório, o pouco que falou está muito bem envolvido com o que foi proposto.
Faltou pelo menos uma conjunção entre as frases do parágrafo.


(*) (6) Uma boa forma de conscientizar a população é o o governo (agente1) estabelecer programas e propagandas na televisão que explique e alerte dos perigos e sintomas da depressão (ação1), a escola (agente2) também poderia estabelecer debates sobre o tema (ação2), assim a população teria informações e [,] as pessoas depressivas teriam mas (mais - erro de escrita só conta uma vez em relação à dar nota) confiança e menos medo de pedir ajuda e [além (7)] de ter sua dor minimizada (finalidade2).
(6) Nem parece uma conclusão, já iniciou de cara com uma nova informação.
(7) Pode repetir o "e" algumas vezes, mas não exagere, busque sempre formas de evitar repetições
---> Parágrafo formado por um único período, portanto isso destaca que foram só descritas propostas de intervenções, ou seja, não fez um parágrafo de conclusão. Já em relação às propostas, nenhuma delas têm todos os cinco elementos (agente, ação, meio/modo, finalidade e detalhamento), a mais completa tem três.


--> A introdução traz o que se espera do seu texto, mas nela tem uma questão que não foi tão bem desenvolvida: a importância desse problema. Acho que isso poderia ter sido mais descrito ao longo do texto, até mesmo porque você dependeu somente de um parágrafo. Por se tratar de um texto dissertativo, deveria ter pelo menos dois argumentos (não precisa de dois repertórios, mas aumentam a chance de um deles está muito bem desenvolvido).

(*) Faltou os dois operadores argumentativos entre os parágrafos.

Não se fui rude, então desculpa qualquer coisa... também espero que aprenda com seus erros e você tá no caminho certo, sempre se aprimore ;)

Dica para usar aqui na plataforma: Como não dá para colocar aquele espaço no início dos parágrafos, o texto acaba ficando todo junto :roll: . Pode dar um "Enter" a mais entre os parágrafos, para ajudar o leitor aqui a enxergar onde você queria que fosse um outro parágrafo, igual eu tô fazendo aqui mesmo hihi :mrgreen:

Não me leve a mal, mas você é mais incrível do que pensa
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Por joenir
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#57172
@Raphaella29,

Estratégia de abertura>O Brasil é o segundo País com mais pessoas depressivas no mundo.*Conectivo*>problematização> Apesar desses dados a depressão ainda é tratada como um grande tabu e ainda hoje é subestimada por grande parcela dos brasileiros. Apesar<repetição no mesmo parágrafo e sem Conectivo* de que esse assunto ganhou grande visibilidade há alguns anos e desde então vem sido bastante falado algumas pessoas se recusam a acreditar que esse problema tem imensa importância.<Tese*Sugiro colocar na tese dois argumentos (causas do problema, dessa forma você pode desenvolver eles no D1 e D2.
*Conectivo>Não existe forma melhor de mostrar como a depressão é subestimada do que falando coisas que escutamos*não use primeira pessoa diariamente por pessoas de nosso convívio. Essas falas podem ferir mais ainda pessoas depressivas, tais falas como "isso é frescura", "você não faz nada o dia todo e vem com esse papinho", "vai lavar a louça que passa".*Conectivo> Um grande exemplo do que essas falas e atitudes podem levar é muito bem demostrado no livro Por Lugares Incríveis, onde todos ignoram a dor do protagonista até ele não aguentar mas e tirar a propia vida. <Repertório e conexão
*Conectivo< Uma boa forma de conscientizar* não use conscientizar a população é o o governo *Agente estabelecer programas e propagandas *Meio> na televisão *Ação que explique e alerte dos perigos e sintomas da depressão, a escola também poderia estabelecer debates sobre o tema, *Finalidade assim a população teria informações e as pessoas depressivas teriam mas confiança e menos medo de pedir ajuda e de ter sua dor minimizada.


•Gostei muito da sua redação e modo de argumentar, só que existem vários fatores que devem ser levados em conta:
- Você deve fazer uso de conectivos durante todo o texto e para retomar idéias, por exemplo: Primeiramente; Em segunda análise; Ademais; Nesse sentido; Dessa forma; Portanto...
- Eu sugiro que apresente dois argumentos na introdução, sua estratégia de abertura e problematização estão ótimas, exemplo: Nesse contexto, evidencia-se como causas o ARGUMENTO 1, bem como o ARGUMENTO 2 < Daí você fala deles em cada desenvolvimento, lembrando de retomá-los no início de cada um.

- Na conclusão você só precisa começar com conectivos, além de retomar o tema, acho que deveria deixar cada parte AGENTE, AÇÃO, MEIO, FIM < Mais explícitos.

E é isso, espero ter ajudado, busque usar essas dicas, você é show!! Conte comigo nas correções!
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