A princípio, é importante compreender que a existência desses estigmas deriva da ineficácia atuação governamental, no que concerne no desenvolvimento de meios que visem mitigar o problema. De acordo com a Constituição Federal, promulgada em 1988, é dever do estado garantir o direito à saúde e ao bem-estar para o pleno desenvolvimento do indivíduo. Porém, mesmo com projetos destinados a prevenção e ao tratamento das doenças mentais, como a inserção de psicólogos no âmbito escolar e na atenção primária à saúde, eles se tornam falhos ao se analisar os altos índices de enfermidades e a existência de estigmas, devido à falta de informações e campanhas lúdicas acerca das doenças mentais. Dessa forma, é necessário uma reformulação dessa postura estatal.
Outrossim, cabe salientar os efeitos desse fenômeno. O livro "Por lugares incríveis" retrata em sua narrativa um jovem que cometeu suicídio após ter vivenciado transtornos mentais associados à estigmas. Sendo assim, depreende-se que os indivíduos com essas enfermidades, "marcados" pelo preconceito, sem exercer os direitos básicos assegurados na Carta Magna, acabam tomando medidas drásticas, como o suicídio. Ademais, é importante ressaltar a existência de pessoas que aderem a violência como um meio para se livrar dos estigmas e dos seus transtornos mentais, assim como o corrido em Suzano no ano de 2018.
Infere-se, portanto, que medidas precisam ser tomadas para mitigar o problema. Destarte, cabe ao Poder Público, priorizar a luta contra os estigmas e a luta a favor da saúde mental da sociedade, por meio do redirecionamento dos recursos públicos. Essa verba seria utilizada para a promoção de campanhas midiáticas e sócias, de forma massiva e lúdica, abordando a importância do respeito e informações acerca dos efeitos deixados pelo preconceito, a fim de garantir que as "marcas" associadas às doenças mentais sejam atenuadas ao passar dos anos.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada