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Por Karinab
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“A “Atitude Blasé” - termo proposto pelo sociólogo alemão Georg Simmel no livro “ The Metropolis and Mental Life" - ocorre quando o indivíduo passa a agir com indiferença em meio às situações que ele deveria dar atenção. Posto isto, é notável o sentimento de indiferença em relação ao analfabetismo funcional no brasil, o que finda em corroborar para constância do impasse.
Em primeira análise, deve-se ressaltar a indiferença governamental em relação ao analfabetismo funcional em território nacional .Uma vez que, poucos recursos são destinados a educação culminando na pífia qualidade do ensino nas escolas regulares. Essa conjuntura, segundo as ideias do filósofo contratualista John Locke, configura-se como uma violação do ‘’contrato social’’, já que o estado não cumpre sua função de garantir que os cidadãos desfrutem de direitos indispensáveis, como a educação.
Ademais, é fundamental apontar a indiferença da população, que não exige por melhorias governamentais para a problemática de invíduos analfabetos funcionais no país. Como já diria o jornalista George Benard Shaw o progresso se constitui inverossímil sem mudanças. Deste modo, fazem-se necessárias reivindicações sociais incisivas da sociedade para uma distribuição democrática das terras, almejando o progresso.
Depreende-se, portanto, a necessidade da extinção da indiferença. Para isso, será imprescindível que o ministério da economia cumpra com seu papel executando o investimento em ambito educacional por meio de verbas governamentais arrecadadas sobre impostos. Além disso, em parceria com o ministério da educação financie projetos educacionais nas instituições escolares por meio de palestras pedagógicas a fim de conscientizar e estimular a reflexão da população a respeito da problemática Assim, se consolidará uma sociedade mais empática, onde o estado desempenha corretamente seu “contrato social”, tal como afirma John Locke.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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