Precipuamente, é fulcral pontuar que os transportes das produções encontram dificuldades em seus percursos. Segundo dados do Tesouro Nacional, o investimento em infraestrutura no país é o menor em dez anos. Visto isso, os locais utilizados no comércio estão em condições extremamente precárias, o que gera riscos nos veículos de grande porte, tais como aqueles destinados ao fluxo agrícola. Desse modo, necessita-se de alternativas para diminuir essa vulnerabilidade.
Ademais, tem-se como consequência da baixa taxa de infraestrutura uma diminuição do ciclo de entrega. No período da Grécia antiga, oficiais militares relacionavam o tempo com a quantidade de recursos utilizados enquanto se deslocavam para guerra. Partindo desse pressuposto, um planejamento adequado dos meios de escoamento, como também dos imprevistos que podem surgir em grandes distâncias, a exemplo roubos, furtos e acidentes, são fundamentais no controle de energia e combustível, que resultam na redução de custos. Assim medidas são necessárias para solução da problemática.
Diante dos argumentos supracitados, cabe ao Ministério da Infraestrutura elaborar um projeto que destine investimentos para os meios de locomoção, mediante uma elaboração estratégica, além da participação com frequência em sua implementação, que visa principalmente o transporte hidroviário e ferroviário, já que eles atendem a maior parte das demandas, com o objetivo de melhorar o fluxo de mercadorias e também utilizar o tempo necessário no deslocamento.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.