Avatar do usuário
Por RafaNaBase
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#57090
O "RG" brasileiro?

De acordo com o período histórico brasileiro, observa-se que desde o período de colonização, com a chegada do navegante português Pedro Álvares Cabral, em 1500, o Brasil tornou-se um território controlado por ideologias lusitanas. Tal característica, trouxe como consequência a escravização de camadas populares em empresas açucareiras ou minas, sendo o trabalho forçado adulto e infantil, uma das realidades que assolavam e ainda assolam o Brasil, no século XXI. Dessa forma, deve-se analisar os fatores que tornam o trabalho infantil uma problemática brasileira.

Em primeiro lugar, as questões históricas brasileiras unidas com a pobreza favorecem ao enquadramento disso. Como recurso de proteção à juventude, no artigo 7º da Constituição brasileira de 1988 é garantida a proibição do trabalho infantil forçado, impedindo assim, os empregadores de contarem com mão-de-obra jovem. Tal recurso existe, pois é importante respeitar as necessidades básicas da criança, como a educação e alimentação, por exemplo, que são retiradas pelo trabalho infantil, segundo relata o Estatuto da Criança e do Adolescente. Em virtude disso, mesmo havendo direitos, nem toda a população é defendida - sendo os pobres os maiores alvos do trabalho informal.

Além disso, a cultura brasileira influencia o trabalho durante a juventude. Por causa disso, é normal encontrar famílias que são favoráveis em colocar o menor a trabalhar, sendo como motivos: impedi-lo de entrar na vida criminal ou livrá-lo do ócio; levando isso a relacionar com o educador Paulo Freire, por comentar, certa vez, a necessidade de educar a sociedade para mudá-la. Ademais, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística destaca a forte presença do racismo como um propulsor para a majoritária presença de negros dentro dessa situação. Logo, a cultura brasileira pode ser moldada pela educação, a fim de acabar com o trabalho infantil.

Depreende-se, portanto, a importância de corrigir essa problemática. Para isso, cabe ao Governo investir na educação, acrescentando disciplinas como cidadania, por intermédio de escolas públicas a fim de mostrar o quão importante é obedecer aos direitos que cada pessoa possui, independentemente da sua cor, etnia, idade, valores ou condição à qual está inserida. Desse modo, a presença de crianças no trabalho diminuirá, e o seu registro histórico não terá tanta influência.

Tudo que eu realmente desejo conquistar, eu consigo.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Avatar do usuário
Por RafaNaBase
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#57091
Sempre termino minhas redações (depois de horas fazendo) com insegurança na minha argumentação. Penso que dessa vez, coloquei muitos repertórios e argumentei pouco sobre o tema... estou certo? O que tu achas, leitor?

Tudo que eu realmente desejo conquistar, eu consigo.
0
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
179 Exibições
por DudaG
0 Respostas 
68 Exibições
por 1234502
0 Respostas 
89 Exibições
por Anabia03
0 Respostas 
110 Exibições
por diogors100
0 Respostas 
72 Exibições
por zanandrez
0 Respostas 
65 Exibições
por Flicker2307
0 Respostas 
71 Exibições
por mariaajuli
0 Respostas 
60 Exibições
por jessicadona
Trabalho infantil no Brasil
por Iniciante21    - In: Outros temas
0 Respostas 
114 Exibições
por Iniciante21
0 Respostas 
62 Exibições
por LauraNevesAR
Merenda escolar

A alimentação é essencial em […]

Merenda escolar

Alimentação é essencial em um[…]

Fome

No ART 3° da Constituição Federa[…]

almeidaj clara222 Rayaneeeeee Flicker2307 […]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM