De maneira consoante, é aterradora consequência do estigma associado às patologias psiquiátricas na sociedade tupiniquim o crescimento manicomial. De modo que, em retomada ao artigo citado, a psiquiatra versa sobre a escalada das internações psiquiátricas no país ao longo do século XX. De forma análoga, estes números continuam a crescer, de forma que uma enorme população esteja privada de liberdade por transtornos da mente - uma verdadeira violência moral. Assim, resta indubitável um terrível efeito do estigma das doenças mentais nas terras verde e amarelas.
De modo similar, é absurda consequência da estigmatização dos males da mente no Brasil o isolamento de indivíduos antes funcionais. Desta forma, a série de animação japonesa ''Bem Vindo à NHK'' traz, dentre outros temas o isolamento - ainda que tácito - de um jovem com depressão. Analogamente, em terras tupiniquins, pacientes psiquiátricos sofrem preconceito: violência simbólica, logo sendo isolados dos meios sociais. Portanto aponta-se como claro o efeito aterrador associado à patologias psicossociais no país.
De forma a dirimir as consequências nefastas do estigma às doenças mentais na sociedade brasileira propõe-se o programa ''Mente do Bem''. Sendo assim, iniciativa dos Ministérios da Saúde e Planejamento. De maneira específica, o aumento do número de profissionais de saúde mental nos Centros de Apoio Psicossocial, bem como o atendimento familiar nas casas, contando com o apoio dos lideres comunitários. Atendendo, dessa forma, jovens e adultos. Viabilizado, assim, pelos royalties do Pré-Sal. Para que, de maneira consequente, seja gestada uma redução ao estigma associado às doenças mentais no Brasil.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 130
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 130
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 110
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 150
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 90
Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.