Em primeira análise,deve se ressaltar que, mecanismos como a superficialidade nas relações sociais resultam numa falta de empatia. Se analisamos, que um grupo de pessoas estão se comunicando, mas a cada momento passado, um mesmo indivíduo se comunicar com outros indivíduos. No final, da conversa este indivíduo percebe -se que não lembra de nada . A partir desta, análise é notável que uma relação superficial configure uma ausência de empatia com o próximo.
Consequentemente, a possível chance de crescer mediante problemas e dificuldades com o próximo é fato preocupante na sociedade atual. De acordo com Émile Durkheim " Nosso egoísmo é, em grande parte, produto da sociedade". Diante disso, fica claro que, uma sociedade que visualiza nas desigualdades e dificuldades da sua população, uma chance oportunista de se fortalecer e se desenvolver, ignorando a solidariedade com o próximo e com sigo mesmo. Sendo assim, uma sociedade que pensa na ideia oportunista e egocêntrica não desenvolve a empatia pelo próximo.
Infere-se, portanto, que medidas são necessárias para que minimizem os problemas causados pela falta de empatia em sociedade. A escola principal instrumento da construção do caráter do cidadão promover o desenvolvimento e o apreço pela empatia com o próximo através de palestras, ações solidárias e criações de centro de conversas para o desenvolvimento da relações junto com o ministério da cidadania criando políticas e ações de inclusão tanto de classes menos favorecidas como também das favorecidas buscando uma relação universal. A fim de que se desenvolva e construa a empatia na sociedade. Somente assim eventos como retratado no filme "Auto da Compadecida " sejam cada vez mais esquecidos na sociedade.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 100
Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.