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Por Anninha
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Policarpo Quaresma, protagonista de Lima Barreto, do clássico livro “O triste fim de Policarpo Quaresma”, sempre teve como característica marcante um nacionalismo ufanista, acreditando em um Brasil utópico. Entretanto, a conduta violenta por vias digitais, torna o país ainda mais distante do imaginado pelo sonhador personagem. Perante essa perspectiva, seja pela negligência estatal, seja pela falta de incentivo da população, o descaso com o comportamento odioso nas redes sociais continua afetando de forma negativa o cotidiano brasileiro, o que exige uma demanda de reflexões.
Em primeiro lugar, é relevante ressaltar a ausência de medidas governamentais com a elaboração de leis e regras sistemáticas contra comportamentos contraditórios aos Direitos Humanos, uma vez que poucos recursos são destinados pelo Estado para a programação robótica e contratação de funcionários especializados em tecnologias e monitoramentos computacionais. Paralelo a isso, de acordo com o projeto “Comunica que Muda", ao levantar pesquisas de redes sociais identificou cerca de 300.000 menções das quais 26% eram de cunho positivo, ou seja, mais da metade das comunicações encontradas se originam do ódio, e diretrizes criminosas. Logo, faz-se mister que o Estado invista minimamente na execução de métodos que regridam o crime digital.
Somado a isso, a falta de incentivo ao governo pela população dificulta na elaboração de melhorias para a resolução da violência e desenfreamento da intolerância, visto que crimes anônimos como a homofobia, racismo, e de aspectos sexistas, são recorrentes, tornando tóxico o meio social e influente para futuras agressões. Segundo o jornalista Irlandês George Bernard Shaw “O progresso é impossível sem mudanças”. Analogamente, reivindicações da sociedade pela assistência adequada na comunicação da internet, são necessárias para a realização de mudanças.
Portanto, o modo inadequado do manuseamento de redes sociais no Brasil, apresenta empecilhos preocupantes. Para amenizar esse cenário urge que o Estado invista, por meio de verbas, na adaptação de sistemas analíticos de classificação a termos odiosos, a fim de detectar agressores, e por conseguinte atuar contra paradigmas sociais. Possibilitando assim, a estabilização do sentimento de segurança.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. Seu texto apresenta estrutura sintática com certa organização, porém com muitos desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual, que comprometem a compreensão das ideias.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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