Em primeira análise, é importante ressaltar que embora as redes sociais tenham sido algo benéfico no que se diz a aproximação de relações, também exibem uma faceta crítica e desenfreada: a não diferenciação dos limites do que é público e privado, onde o “ser” virtual têm se tornado mais importante que o “ser” real, o que de quebra, acarreta problemas como a depressão e baixa autoestima. Portanto, como diria o filósofo chinês Confúcio, “é preciso corrigir as falhas antes que os mesmo erros sejam repetidos”.
Ademais, é imprescindível notar que o ambiente virtual proporciona uma maior liberdade de expressão aos seus utentes. Mas no entanto, esse aspecto acaba por garantir que outro lado dessa conjuntura seja mostrado: o extremismo e preconceito, que resulta em uma potencialização dessas ideologias pelo poder das redes. Desta forma, nota-se que são necessários medidas para frear os impactos causados pelas mídias sociais.
Em suma, para solucionar os problemas associados às mídias sociais no Brasil, é mister que o Ministério da Educação promova a conscientização dos usuários por meio de projetos interativos a fim de despertar um caráter ético e moral nos mesmo. Assim, poderá se ter uma maior harmonia nessa nova forma de “sociedade” do século XXI.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.