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Por caua16
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A leitura e a manutenção do hábito de ler são práticas essenciais para o desenvolvimento do entendimento humano. Por meio da leitura, estimulamos nossa imaginação, consciência crítica e capacidade de comunicação, pois além de compreender o novo mundo e também conseguimos aumentar a capacidade de interpretação e ampliar o conhecimento.

É evidente que a maioria dos brasileiros trata com descaso a importância da leitura, pois a oportunidade de obter educação se dá por meio do desenvolvimento da leitura. Essa situação desfavorável mostra a falta de relevância da leitura como melhor mercadoria e as limitações da formação da consciência crítica, o que evidencia a necessidade de maior atuação social e escolar nesse problema. Nessa perspectiva, de acordo com Carlos Drummond de Andrade cita que a leitura é uma fonte inesgotável de prazer, mas por incrível que pareça, a quase totalidade, não sente esta sede.

Vale ressaltar que além da desvalorização da leitura, poucos alunos em sala de aula possuem a capacidade de questionar e interpretar um texto. Segundo o filósofo Séneca, “A educação exige os maiores cuidados, porque influi sobre toda a vida”. Pelo contrário, infere-se que as instituições de ensino apresentam falhas em sua matriz curricular por não dispor de aulas específicas para fomentar o hábito de ler nos indivíduos, o que acarreta no agravamento de sua condição de atuante no meio sócio-cultural.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 0

Você não atingiu os critérios definidos na Competência 5. O participante não apresenta proposta de intervenção ou apresenta proposta não relacionada ao tema ou ao assunto.

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