A isenção do saber acaba que por, consequentemente, sublimar a ignorância e, por assim dizer, tornar aquele que a dispõe suscetível à uma maior parcela de vulnerabilidade que o pode, assim, levar à "inocência" e aos variados enganos daqueles que são "mais espertos".
Embora tenha eu alertado aos claros fatores mórbidos que podem afetar, subjetivamente, o portador de tal; exponho, entretanto, uma outra causa nociva - não mais ao portador em si, mas àqueles que vivem com ele-: o indivíduo, em sua bolha subjetiva, pode acabar que por ignorar os conceitos sociais e/ou intelectuais de uma sociedade e, em razão à isso, cometer atrocidades - consideradas pela sociedade, de fato, imorais - que para ele são demasiado morais. Isto, portanto, é um efeito indiscutivelmente nocivo que fora causado pela ignorância do analfabeto; entretanto não é meu papel afirmar, de forma generalizada, que todos os portadores de tal deficiência social são, de fato, imorais.
Continuando à pensar, o portador de tal deficiência social pode, por consequência da tal, desenvolver uma maior solidão do que aqueles que não são portadores; pois, por assim dizer, tornam-se menos compreendidos em relação à falta de clareza em seus próprios raciocínios. Portanto tornar-se-iam mais propícios à uma depressão ou distimia. - faço, contudo, o uso da paráfrase de um artigo da OMS (Organização Mundial da Saúde) onde afirma que, a solidão acomete uma maior parcela de indivíduos que o próprio tabagismo (uso desenfreado de tabáco) e a obesidade ( índice elevado de gordura corporal).
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada