Avatar do usuário
Por Mateus340
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#56780
No documentário,"o dilema das redes" exibido pela Netflix, é retratada a relação desproporcional de dependência que os adolescentes norte-americanos têm com a tecnologia. Hodiernamente, tal narrativa não se distancia da realidade nacional, visto que apesar da internet ter facilitado a circulação de informações, restringiu a capacidade cognitiva da reflexão. Esse cenário nefasto ocorre em razão da ausência educacional, e acaba por gerar uma sociedade doente intelectualmente.
Em primeira análise, cabe pontuar a deficiência educacional no âmbito das tecnologias, como principal impulsionadora do problema. Segundo o filósofo alemão Immanuel Kant,"é no problema da educação que se assenta o grande segredo do aperfeiçoamento da humanidade". Sob esse viés, é de conhecimento geral que, apesar das telas ocuparem a grande função de transmissão de conhecimento, seu uso inadequado e displicente causa uma limitação do pensamento humano. Logo, é claro que a educação tecnológica deve assumir seu papel na sociedade brasileira e extinguir esta limitação.
Ademais, vale abordar que o impacto negativo da tecnologia sobre a saúde e o desempenho cognitivo, acabam por contribuir para a formação de uma sociedade brasileira deficiente intelectualmente. De acordo com a teoria determinista de Taine, "o comportamento humano pode ser determinado, entre outros fatores, pelo ambiente que o indivíduo está inserido e pelas condições de que depende". Sobre esse viés, é indiscutível que a exposição exacerbada que os brasileiros estão submetidos às tecnologias, acaba por criar uma sociedade doente e acomodada.
Portanto, é de fundamental importância que o Estado intervenha no quadro atual. Para isso, urge que o Ministério da saúde em parceria com o Ministério da educação, através de fundos governamentais, articule a criação do "reprogramar", programa que, consiste em uma série de eventos de mentoria nas escolas públicas, tanto para os responsáveis como para os alunos, a respeito do uso correto das ferramentas digitais, com a finalidade de minimizar os impactos negativos da tecnologia na sociedade brasileira. Dessa forma será possível a construção de uma sociedade saudável, diferente da apresentada em "o dilema das redes".
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Avatar do usuário
Por Mateus340
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#56781
alguém poderia corrigir? :D
grato desde já
0
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
185 Exibições
por marinna
0 Respostas 
208 Exibições
por Thamires444
0 Respostas 
104 Exibições
por camileeeee
0 Respostas 
50 Exibições
por Terraverde
0 Respostas 
54 Exibições
por Melissamel
1 Respostas 
138 Exibições
por AriMendes
O Uso Abusivo das Tecnologias de Informação
por belleht7    - In: Outros temas
0 Respostas 
95 Exibições
por belleht7
0 Respostas 
455 Exibições
por nyribeiro
1 Respostas 
332 Exibições
por ruanfael
Os perigos das Fake News na era da informação
por Ftlouie    - In: Outros temas
1 Respostas 
206 Exibições
por Ftlouie

Ná série "euphoria&quot[…]

No conto "O sonho de um homem rídi[…]

Como uma de muitas vítimas desses golpes , […]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM