Avatar do usuário
Por Heloisar
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#56706
De acordo com o artigo 125 da Constituição Federal de 1988, um meio ambiente preservado é direito de todos e de responsabilidade do estado e sociedade. No entanto ao analisar a persistência dos desastres ambientais no Brasil é notório que a Carta Magna é , progressivamente, desrespeitada. Isso se deve não só pelos interesses lucrativistas em detrimento da natureza, mas também pela negligência do poder público.
Em primeiro plano, vale ressaltar, que a busca infrene pelo lucro por empresas extrativistas contribui para o agravamento do caso. Um exemplo desse cenário ocorreu no Brasil, em 2015 na cidade de Mariana, onde a empresa Samarco e Vale negligenciaram os custos com segurança, causando o rompimento da barragem de rejeitos de mineração. A problemática está fortemente atrelada a teoria Marxista, em que o capital é tido como principal motivador das ações, Logo, enquanto esse modelo de extração persistir, violações contra a natureza serão realidade.
Simultaneamente, a inércia governamental contribui para a constância do impasse. Segundo o filósofo Jacques Rousseau, A medida em que o estado isenta-se da garantia dos direitos do cidadão, há um descumprimento do Contrato Social elaborado junto com a sociedade. Conforme defendido na Constituição brasileira, é encargo do governo garantir a preservação do meio ambiente. Porém, percebe-se a ineficácia do poder executivo na aplicação de diretrizes constitucionais, tendo em vista troca de favores entre governantes empresas. Possibilitando a reincidência da problemática.
Diante dos fatos expostos, é essencial modificar o contexto da persistência dos desastres ambientais. Sendo assim, as empresas exploradoras, devem, através de parcerias com universidades, investindo em pesquisa de novas tecnologias , que reduzem o impacto na natureza, com objetivo de criar uma cultura de prevenção e cuidado. Ademais, as Ong’s socioambientais, precisam identificar e preparar líderes que tenham discursos ambientais, com cursos ambientalistas, a fim de resgatar a efetivação das multas e leis de preservação eficazes. Dessa forma, o país caminharam para o cenário ambiental diferente.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
156 Exibições
por AnaLuiza01
0 Respostas 
205 Exibições
por Bru82828
0 Respostas 
117 Exibições
por Julio923249
0 Respostas 
132 Exibições
por layssv
0 Respostas 
92 Exibições
por Vicenxt
0 Respostas 
95 Exibições
por EvillynMaria
0 Respostas 
131 Exibições
por EvillynMaria
5 Respostas 
199 Exibições
por Paodebatata
0 Respostas 
60 Exibições
por Lulix
Desastres ambientais: causas e consequências
por Vih234    - In: Outros temas
0 Respostas 
73 Exibições
por Vih234

Maxy TavioCorteze lais458 Hyque Sabin[…]

A escritora norte-americana Helen Keller, é[…]

  Nesta incerteza sobre sua natureza, Roman s[…]

De acordo com a pensadora brasileira Djamila Ribei[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM