Ao falar sobre a depressão e os motivos que a levam a surgir, nos deparamos com outros diversos problemas, como é o caso do preconceito destinado a pessoa depressiva. Uma pessoa com tal problema de saúde mental, enfrenta diariamente na sociedade o preconceito, tais eles presentes quando dizem que essa pessoa não está doente, apenas está "inventando" ou com "preguiça". Doença que no país ainda não é enfrentada de acordo com a sua gravidade, pois a sociedade deixa com que os preconceitos tomem frente a situação. Vale ressaltar que o preconceito também é um estigma.
No decorrer da doença é possível notar a mudança que ela causa na personalidade do indivíduo, alguns tem alucinações outros se exaltam e ficam agressivos, todos com a mesma doença, porém com sintomas diferentes. O fato a ser observado é que a todos os indivíduos, algo de muita angústia, decepção e sofrimento físicos ou emocionais ocorreu antecedentemente a essa doença mental. Sendo algo que não é de difícil compreensão alguns até fácil de ser evitado, os estigmas feitos contra uma pessoa, quando proibidos por lei podem ser denunciados.
Em sequência, para amenizar os aumentos dos casos da depressão na sociedade brasileira, devem agir em unificação,Governo e sociedade, a sociedade se conscientizando de que os diversos tipos de preconceitos também são estigmas causadores da depressão e se responsabilizando a procurar ajuda para a pessoa já doente ou que estão passando por algo ruim que possa ser denunciado, já o governo fornecendo mais ajuda aos postos de saúde que tenham piscicologos e forneçam medicamentos adequados para tratamento, visando o bem de todos.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 165
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 145
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 130
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.