Desde o século XVIII com a revolução industrial e a implementação das máquinas, nosso planeta vem sofrendo os impactos causados pelo homem no meio ambiente. Um dos fatores mais sérios que contribuem para a poluição ambiental no Brasil é o efeito estufa, que aumenta cada vez mais o aquecimento global. Outro problema é com relação a poluição das águas, um exemplo é o desastre ocorrido na cidade de Brumadinho.
Segundo dados levantados pelo observatório do clima em 2019, o Brasil é o 5º país com maior emissão de gases de efeito estufa no planeta. Ele entra nessa classificação por conta da destruição de florestas causadas por desmatamento e queimadas, 70% relacionadas com a agropecuária. O que faz o planeta ficar cada vez mais quente com o excesso desses gases na superfície da atmosfera, poluindo o ar que respiramos e trazendo problemas sérios para a nossa saúde.
Em janeiro de 2019, ocorreu o desabamento da barragem em Brumadinho, trazendo uma série de problemas relacionados ao meio ambiente, como: a lama que afetou o rio Paraopeba, a morte de animais e plantas aquáticas em decorrência da redução da quantidade de oxigênio na água. Totalizando 270 pessoas morreram, apesar das causas não serem totalmente identificadas, uma das especulações é a liquefação no solo e a explosão com dinamites.
Observamos que o homem possui cada vez menos consciência no que diz respeito ao meio ambiente, portanto, é de ital importância que os governantes se juntem para que haja a criação de leis que protejam as matas, e multas para as empresas que contribuem para o aquecimento global, tendo maior fiscalização nas áreas das barragens.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, sem clareza, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.