Atualmente, o transporte de grãos em sua maioria é feito em caminhões por meio de rodovias. Desse modo, é precioso ressaltar que as principais rodovias utilizadas encontram-se em péssimo estado, não estando asfaltadas e contendo uma grande quantidade de buracos. Essses fatores prejudicam a locomoção dos veículos que são de grande porte, ocasionando em falhas, atrasos e até mesmo perda total de produtos.
É notório que no Brasil, a utilização de ferrovias e portos é quase nula, isso porque a grande maioria deles estão abandonados. Isso se dá principalmente, por falta de investimentos para o conserto e ativação desses meios. Utilizar as ferrovias e portos melhoraria em diversos aspectos o transporte de grãos, visto que a distância percorrida seria menor, teria mais qualidade de locomoção e reduziria os custos.
Sendo assim, é explícito que as alternativas utilizadas e a falta de um planejamento mais amplo dificulta a produtividade do agronegócio. Se faz necessário então, que o ministério da infraestrutura busque por melhorias nas rodovias as quais são utilizadas, junto com o ministério da agricultura na busca por melhores alternativas de escoamento para que, desta maneira, haja uma melhora na produção e que o país continue a se desenvolver.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada