A princípio, cabe destacar que é dever do estado garantir as condições necessárias para que o processo de aprendizagem seja efetuado, por meio do fornecimento de estrutura, ensino de qualidade e assistência social a todos os estudantes. Nesse sentido, a insuficiência do estado em prestar serviços básicos tornam a violência um ato comum em unidades de ensino públicas, tornando assim o que na teoria é um direito de todo cidadão, na prática um privilégio acessível somente àqueles que possuem condições de estudar em colégios particulares. Sendo assim, esses fatores corroboram para o ambiente extremamente prejudicial que é encontrado nas escolas públicas.
Ademais, pode-se uma das mais comuns formas de violência presentes nos locais de aprendizado é o bullying, uma ramificação da violência psicológica que na maioria dos casos pode ser muito mais prejudicial do que a agressão física, pois ela diferentemente da agressão deixa traços que perduraram por toda a vida da vítima. Nessa realidade, é primordial a prestação de auxílio a esses indivíduos que na maioria das vezes não possuem a quem recorrer, pois a escola que por falta de condições de fornecer e atuar nessa área acaba deixando as pessoas que necessitam de amparo largadas à própria sorte.
Dado o exposto, conclui-se que é de suma importância que a violência nas escolas seja extinta para preservação de um ambiente escolar saudável. logo, o governo deve atuar de modo efetivo, por meio do direcionamento de verbas e a implementação de psicólogos em unidades de ensino públicas, com isso fornecendo uma estrutura de qualidade e apoio psicológico para o combate da violência nas escolas brasileiras.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.