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Por g1pereira
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#56613
De acordo com a Constituição Federal de 1988, em seu artigo 6.º, o direito à educação,
trabalho e transporte é essencial a todo cidadão brasileiro. Contudo, tal benefício não tem se
concretizado na prática quando se observa a evasão escolar, impedindo assim, na propagação
desses direitos sociais tão primordiais. À frente deste ponto de vista, faz- se indispensável a
análise dos fatores que favorecem estes quadros.
A primeiro momento, deve-se salientar a escassez de medidas governamentais para combater
a evasão escolar. Em zonas rurais, a dificuldade pela falta de transporte para alunos para
comparecer à escola, torna-se quase imediata a desistência de prosseguir com os estudos. Essa
condição, segundo as concepções do filósofo inglês John Locke, caracteriza-se como um
descumprimento ao “contrato social”, já que o estado não cumpre sua função de assegurar que
os cidadãos desfrutem de tais direitos imprescindíveis, como o transporte, que infelizmente é
evidente no país.
É relevante apontar que a situação econômica é impulsionadora do abandono escolar, pois o
aluno deve escolher entre sobreviver ou continuar estudando para conseguir melhor qualidade
de vida, fato que ficou muito claro na pandemia a qual o Brasil está enfrentando. Como disse o
economista britânico Arthur Lewis “Educação nunca foi despesa. Sempre foi investimento com
retorno garantido.”, ou seja, quanto maior e melhor a educação menor a probabilidade de
baixa qualidade de serviço e remuneração pelo mesmo.
Levando-se em consideração esses aspectos, conclui-se que há necessidade de se combater
esses obstáculos. Para isso, é primordial que o Governo invista em uma melhor qualidade de
vida aos alunos de baixa renda e um ensino de qualidade a todos eles. Paralelamente,
imperativo que o Ministério da Educação e o Conselho Tutelar, por meio do corpo docente
escolar observar e avaliar se há no corpo discente estudante propícios a tal situação, além
disso, promover palestras aos pais e alunos sobre o quão a educação é necessária. Assim se
consolidará uma sociedade mais igualitária onde o estado contemple seu “contrato social”, tal
como afirma John Locke.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

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