A apropriação cultural é um problema no Brasil, em razão de que elementos da cultura negra (como o samba, turbantes, dreads etc) por um grande período de tempo foram criminalizados, não obstante a partir do momento que o sistema capitalista identifica uma forma de lucro que esses elementos poderiam gerar, a visão no que tange à esses muda e passa a ser positivo. Dessa maneira, a indústria da moda se apropria da cultura negra para gerar maior lucro utilizando modelos brancos para representar a cultura negra, assim desmerecendo totalmente a luta política contra o racismo no Brasil. Paralelamente a isso, o filósofo chinês Confúcio diz, “Se queres prever o futuro, estuda o passado”, algo que a indústria comercial deveria fazer, estudar o passado dos negros - que por sua vez foi depremente - e depois agir diante disso utilizando a imagem da cultura deles.
Todavia, o impasse não está no indivíduo branco utilizar os elementos da cultura negra, o problema fica instalado a partir do momento que isso é comercializado. Destarte como já dizia o poeta B. Easy “A cultura negra é popular, mas as pessoas negras não”, de maneira análoga a isso, essa apropriação cultural cria uma sociedade que aprende a valorizar o funk samba, dreads e não valoriza os negros. Isso ocorre em razão de que quando um branco usa dreads ele é elogiado esteticamente, entretanto quando um negro usa os dreads ele é oprimido e taxado na sociedade, contribuindo infelizmente para o racismo.
Em virtude do que foi pontuado anteriormente, medidas precisam ser executadas para solucionar o impasse. Desse modo, é imprescindível que as mídias e as indústrias da moda quando forem utilizar elementos da cultura negra para comercialização elas devem fazer com modelos negros e juntamente passando a mensagem da luta dessa classe, por meio de divulgações nas redes sociais, revistas, owltdor. Com essas medidas sendo tomadas esperasse que a ideia de apropriação cultural mude e os negros e sua cultura passam a serem valorizados.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada