Como diz Superman em sua frase ´´Para o alto e avante! ``, essa era a intenção da lei 12.305 no Brasil, porém ele foi ao contrário ´´Para baixo e avante! `` em relação ao destino dos resíduos sólidos. Tal processo resulta de forma inquestionável da negligência estatal acerca desse tema, que acomete várias áreas na contemporaneidade. Entre os fatores que corroboram para o agravamento desse quadro estão a ausência de avanço tecnológico e a falta de prioridades do governo federal.
A princípio, a ausência de avanço tecnológico em vigor no país aprofunda a escassez chances de evolução e desenvolvimento no destino dos resíduos sólidos. Tal situação ocorre pois observa-se, no Brasil, uma falta de evolução em relação ao todo. Com base isso, nota-se que milhares de indivíduos sobrevivem catando resíduos sólidos que foram descartados. Exemplo claro dessa realidade é exposto no livro ´´Quarto de despejo`` de Carolina Maria de Jesus em que ela é um desses indivíduos, vivendo com a renda que consegue, sendo muitas vezes pouco, e apesar dos avanços mundiais vive-se o mesmo quadro crítico até hoje no Brasil, onde os lixões permeiam e permanecem.
Além disso, a falta de prioridades do governo federal fez com que essa situação continuasse e não houvesse mudança alguma em seu descarte. Como consequência dessa situação, percebe-se a crescente ineficácia da lei que foi feita para esse fim e uma degradação ambiental sendo feita por esse motivo. Ilustra-se esse panorama a frase de Toy Story ´´Ao infinito e além`` que expressa a atitude que é esperado dos governantes, porém eles apenas criam lei e nem levam ela adiante.
Diante do exposto é necessário reconhecer que a negligência estatal é a origem do destino incorreto dos resíduos sólidos, que é uma responsabilidade de todos em seu descarte, mas do destino não. Para solucionar essa questão, faz-se necessário que o governo federal invista na implantação de aterros sanitários por meio do cumprimento da lei 12.305 com a finalidade de ajudar o meio ambiente e fazer com que os resíduos sólidos sejam descartados corretamente e no devido local. Desse modo, espera-se que assim como o Superman o Brasil vá para o alto e avante!
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 60
Você atingiu aproximadamente 30% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. Seu texto apresenta estrutura sintática com certa organização, porém com muitos desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual, que comprometem a compreensão das ideias.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 100
Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.