Primeiramente, é válido ressaltar o preconceito da sociedade com essas doenças. Segundo o sociólogo Émile Durkheim, um indivíduo é construído a partir de suas experiências e aprendizados até a fase adulta. Por meio desse pensamento, depreende-se que se uma criança cresce em um ambiente que ridiculariza a saúde mental, esse indivíduo crescerá e propagará essa mesma ideia.
Ademais, é importante salientar que a falta de informação corrobora com a permanência do estigma. Segundo o educador brasileiro, Paulo Freire, a educação muda as pessoas e as pessoas transformam o mundo. Entretanto, o Brasil caminha no sentido oposto desse pensamento. Recentemente, foi aprovada a PEC 241 que limita os investimentos do governo federal em vários âmbitos, inclusive no educacional. Deste modo, todo um sistema educacional fica sucateado, impedindo que o professor forneça os conhecimentos sobre essa área da saúde com qualidade.
Portanto, medidas são necessárias para combater o estigma atrelado às doenças mentais. Nesse sentido, o Ministério da Educação deve promover, por meio de escolas e psicólogos, palestras, com o intuito de auxiliar os professores a repassarem informações sobre essas doenças. Além disso, o governo federal pode criar conteúdos, por meio das redes sociais, para que uma grande parte da população tenha acesso e possa perceber a importância da saúde mental
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.