Em primeiro lugar, o interesse financeiro é o principal combustível para o adultério de informações. Isso acontece porque, quanto mais pessoas são atraídas por essas notícias, mais cliques ou televisões ligadas são ativadas, alimentando a principal fonte de renda dos sites ou emissoras, os anúncios. Segundo o filósofo Pierre Bourdieu, aquilo que foi criado para ser um instrumento de democracia não deve ser convertido em mecanismo de opressão. Dessa forma, o jornalismo não deve usar seu poder informativo para transmitir inverdades que sustentem uma massa ignorante.
Além disso, o desejo de conduzir opiniões através desses fatos é um agravador da problemática. Posto que, é possível alterar os rumos de um povo de diversas formas, por exemplo, em um período de eleições, em que o jornalismo se empregado de forma errônea pode acabar interferindo negativamente nesse processo. Nesse sentido, o físico Stephen Hawking afirmou que a ganância é uma ameaça a toda a humanidade. Desse modo, caso não ocorra uma intervenção esse cenário continuará a ameaçar o país.
Portanto, pode-se inferir a necessidade de mitigar a presença do sensacionalismo em território brasileiro. Sendo assim, cabe ao Estado, a instituição máxima que rege o Brasil, criar vídeos informativos à população, por meio de veículos digitais, como o YouTube, em que deve ser ensinado a identificação de informações sensacionalistas, com o fim de quebrar o ciclo de manipulação vigente e a fonte de renda imprópria desses portais. Assim, o Brasileiro não viverá a mesma realidade de Truman.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada