Durante a Segunda Guerra Mundial, o líder alemão Hitler eliminava em seus campos de concentração todo ser humano com algum tipo de deficiência – física ou mental -, alegando que a pessoa não possuia a “pureza” necessária para viver em sociedade. No entanto, apesar das modificações positivas acerca da ideia de pluralidade física e psicológica nos meios de convívio, o estigma relacionado às doenças mentais no Brasil evidencia-se como uma problemática contemporânea, visto que o preconceito mantido desde o século passado para a população que exclui pessoas com alguma doença psiquiátrica do ciclo de amizades, de trabalho e até mesmo da familia, interfere no desenvolvimento cultural, financeiro e social desses seres humanos.
Ademais, associado ao preconceito da sociedade pós-moderna, a segregação de quem vive com com algum transtorno mental no âmbito trabalhista reflete na ausência de prosperidade individual e de força de vontade para contornar essas situações sensíveis. Nesse sentido, Milton Santos, em sua obra Raízes do Brasil, apregoava sobre a globalização perversa e os problemas que o consumismo extremo pode causar, o que se relaciona com a realidade da parcela populacional que possui alguma doença psíquica – grave ou momentânea-, uma vez que, a depressão, por exemplo, é a segunda causa de afastamento de trabalho no mundo, o que gera, diante de um olhar egoista de lucro no mercado atual, uma dificuldade ainda maior para essas pessoas de saírem dessa fase ruim.
Torna-se evidente, portanto, que a questão do estigma relacionado às doenças mentais na sociedade brasileira deve ser revisado. Nesse contexto, é de suma importância que o Ministério da Saúde facilite a inserção e a fixação de indivíduos que sofrem com doenças psíquicas tanto no mercado de trabalho quanto nos meios culturais, por intermédio de investimento em profissionais da psiquiatria que atuem em empresas e praças públicas, seja para auxiliar quem sofre com alguma patologia ou quem convive com pessoas na situação de desarmonia psicossocial. Dessa forma, preconceitos enraizados na sociedade atual serão quebrados e a qualidade de vida da população com doenças mentais aumentará, uma vez que o apoio social e profissional são fundamentais para tal modificação.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 188
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 196
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 192
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 184
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.