A priori, é preciso ter consciência de que o trabalho escravo não é uma novidade no país, uma vez que, teve início com a chegada da família real portuguesa no Brasil. Baseando se no etnocentrismo europeu, a realeza incentivou a escravidão. Índios e negros eram considerados raças inferiores e por isso, segundo os colonizadores, deveriam servir os portugueses. Dessa maneira é possível observar que, quase 130 anos após a assinatura da Lei Áurea, em 1888, abolindo a escravidão, a nação ainda é vítima da influência portuguesa à escravatura, sofrendo assim com essa crise.
Ademais, as conseqüências do trabalho forçado são devastadoras. Segundo a Declaração Universal dos Direitos Humanos, é direito do cidadão o bem-estar. Entretanto, é impossível o indivíduo ter acesso a ele caso seja forçado a trabalhar contra sua vontade e sem remuneração. Sem dúvida, umas das piores consequências disso é a miséria vivenciada tanto pelos escravos quanto àqueles que conseguiram a liberdade, pois o dano psicólogico é, por vezes, irreparável. Muitos dos que foram submetidos a essa situação não conseguem voltar ao mercado de trabalho e passam a viver em extrema pobreza. Inegavelmente esse crime contra a dignidade humana deve ser combatido.
Dessa forma, é mister que providências sejam tomadas. Para que o Brasil possa finalmente se ver totalmente livre da escravidão é necessário que o Estado, por meio do enrijecimento das leis, puna com mais severidade àqueles que se beneficiam do trabalho escravo e forneça o suporte necessário aos que foram libertos. Pois, apenas reagindo corretamente à crise, o Brasil poderá superá-la.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, sem clareza, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.