É necessário ressaltar que a crítica a comportamentos e posicionamentos que violam os direitos humanos ou ofendem minorias, a fim de promover a reflexão e evolução do sujeito são totalmente válidas. No entanto, a transformação das mídias sociais em tribunais revela um aspecto preocupante da sociedade contemporânea, visto que a prática do cancelamento é realizada de forma desproporcional e destrutiva. Pois seguindo essa lógica, a prática de vasculhar as redes sociais de alguém em busca de publicações antigas que gerem alguma justificativa para o cancelamento do sujeito é nociva e nega a possibilidade de mudança do ser humano.
Levando em consideração esses aspectos, a cultura do cancelamento deve ser repensada, dado que é ineficaz e nociva. Com os jovens tendo acesso cada vez mais cedo a internet, o MEC (Ministério da Educação), por meio de cursos de especialização oferecidos a professores de filosofia e sociologia, implementem debates sobre esse assunto para que desde cedo os jovens, que são os principais usuários das redes sociais, tenham em mente que esse processo de "aprendizado" punitivo não é eficaz. Somente assim a cultura do cancelamento será repensada e dará fim a essa era de linchamento virtual e julgamentos desproporcionais.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 190
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 170
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 170
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.