Mormente, a apatia das gerações futuras se constitui como uma problemática no país. A saber, o Estatuto do Idoso, estabelecido pela Carta Magna de 1988, afirma que os direitos dos longevos devem ser respeitados e que os descendentes maiores de 18 anos necessitam manter o bem estar e saúde dos seus pais e avós. Entretanto, em vários cenários, a ajuda é renegada e os grupos em questão, contra as suas vontades, acabam por morar em asilos, muitas vezes insalubres e lotados. Consequentemente, o número de sêniores desamparados aumenta na conjuntura atual e possivelmente na futura.
Em segunda análise, a insuficiente operância do Estado em ofertar melhores condições de vida para os idosos é observada. De acordo com o pensamento do filósofo grego Aristóteles, a política deve ser articulada pelos homens com a finalidade de atingir o equilíbrio social. Porém, é visto na sociedade tupiniquim um déficit no que se tange à Previdência Social, sendo insuficiente para arcar com todas as despesas relacionadas a uma pessoa de idade. Por conseguinte, apesar da aposentadoria apresentar uma conquista no âmbito do bem público, ela poderá entrar em colapso futuramente por conta do elevado percentual de pessoas que irão depender desse serviço ativo.
Portanto, medidas devem ser tomadas para eliminar o abandono de idosos na contemporaneidade. Assim, o Governo, aliado às esferas municipais e estaduais deve promover uma maior fiscalização em ambientes escolhidos pelas famílias das pessoas de terceira idade para os abrigar, mediante visitas semanais do Ministério Público e da Vigilância Sanitária, a fim de apreender e julgar legalmente indivíduos que ameaçem os direitos civis. É importante também que o Ministério da Fazenda faça uma regulamentação da Previdência Social, por meio de um aumento no poder aquisitivo dos mais velhos, com o intuito de gerar uma isonomia e tornar efetivo o discurso de Aristóteles.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.