Nessa perspectiva, é válido salientar como a banalização das relações afetivas influencia os jovens a utilizarem demasiadamente as redes sociais. À vista disso, segundo a teoria “Modernidade Líquida”, do sociólogo Zigmunt Bauman, os relacionamentos modernos são caracterizados por serem simples e superficiais. Diante disso, é notório que o sociólogo critica a falta de empatia da sociedade, por tornar essas relações algo banal. Dessa forma, geralmente, os jovens brasileiros optam por adotar as redes sociais como um novo, e único, meio comunicativo e pessoal, desenvolvendo uma nova sociedade dentro das redes. Logo, na maioria das vezes, as relações interpessoais entre esses brasileiros limitam-se aos meios digitais, depreciando o contato pessoal.
Ademais, é necessário ressaltar a maneira que a pressão social exercida nos jovens aumenta a influência das redes na vivência desses, no País. Sendo assim, no livro, do escritor brasileiro Leandro Karnal, “O Dilema do Porco-espinho”, é retratado como os jovens precisam constantemente estarem inseridos em meios sociais, pois, mesmo que esses meios possam prejudicá-los, sentem a necessidade de pertencerem a um grupo. Diante disso, é perceptível que muitos brasileiros buscam, nas redes, uma forma de inserção social. Contudo, essa busca por aceitação na internet é prejudicada devido à pressão sofrida pelos jovens para se igualarem a padrões sociais, pois, nas mídias, a vida dos jovens é julgada pela quantidade de “likes” que eles possuem. Por consequência, esses brasileiros se tornam alvos das concepções das pessoas, aumentando a influência das redes.
Portanto, para impedir a perpetuação dessa problemática, o Ministério da Educação —agente responsável pela educação do País— deve, por meio das escolas públicas e privadas, promover atividades sobre: “como viver sem as redes sociais”, com dinâmicas práticas direcionando novas interações pessoais entre os jovens. Essa ação tem como objetivo, garantir que esses brasileiros valorizem, também, o contato pessoal, tornando-os mais responsáveis para equilibrar o uso das mídias com a vida real. Além disso, os setores de psicologia das escolas devem proporcionar “momentos de conversação” entre os estudantes da instituição, permitindo que mais jovens interajam, sem a necessidade do uso da tecnologia. Assim, diminuindo a influência das redes sociais.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 155
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 130
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 150
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.