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Por GuiGts11
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#56318
No decorrer da série “Black Mirror” , divulgada pela plataforma “Netflix”, é apresentada uma sociedade submetida aos meios digitais, na qual todas as relações sociais são decorrentes de avaliações de usuários da internet, transformando a realidade em um padrão digital. Dessa forma, mesmo sendo considerada uma ficção, a obra cinematográfica pode ser relacionada ao elevado crescimento da influência das redes sociais na vida dos jovens brasileiros, principalmente quando se observa a dependência constante do uso diário desse meio digital, no Brasil. Dessarte, a perpetuação desse impasse ocorre não somente devido à banalização das relações pessoais, mas também à pressão social.

Nessa perspectiva, é válido salientar como a banalização das relações afetivas influencia os jovens a utilizarem demasiadamente as redes sociais. À vista disso, segundo a teoria “Modernidade Líquida”, do sociólogo Zigmunt Bauman, os relacionamentos modernos são caracterizados por serem simples e superficiais. Diante disso, é notório que o sociólogo critica a falta de empatia da sociedade, por tornar essas relações algo banal. Dessa forma, geralmente, os jovens brasileiros optam por adotar as redes sociais como um novo, e único, meio comunicativo e pessoal, desenvolvendo uma nova sociedade dentro das redes. Logo, na maioria das vezes, as relações interpessoais entre esses brasileiros limitam-se aos meios digitais, depreciando o contato pessoal.

Ademais, é necessário ressaltar a maneira que a pressão social exercida nos jovens aumenta a influência das redes na vivência desses, no País. Sendo assim, no livro, do escritor brasileiro Leandro Karnal, “O Dilema do Porco-espinho”, é retratado como os jovens precisam constantemente estarem inseridos em meios sociais, pois, mesmo que esses meios possam prejudicá-los, sentem a necessidade de pertencerem a um grupo. Diante disso, é perceptível que muitos brasileiros buscam, nas redes, uma forma de inserção social. Contudo, essa busca por aceitação na internet é prejudicada devido à pressão sofrida pelos jovens para se igualarem a padrões sociais, pois, nas mídias, a vida dos jovens é julgada pela quantidade de “likes” que eles possuem. Por consequência, esses brasileiros se tornam alvos das concepções das pessoas, aumentando a influência das redes.

Portanto, para impedir a perpetuação dessa problemática, o Ministério da Educação —agente responsável pela educação do País— deve, por meio das escolas públicas e privadas, promover atividades sobre: “como viver sem as redes sociais”, com dinâmicas práticas direcionando novas interações pessoais entre os jovens. Essa ação tem como objetivo, garantir que esses brasileiros valorizem, também, o contato pessoal, tornando-os mais responsáveis para equilibrar o uso das mídias com a vida real. Além disso, os setores de psicologia das escolas devem proporcionar “momentos de conversação” entre os estudantes da instituição, permitindo que mais jovens interajam, sem a necessidade do uso da tecnologia. Assim, diminuindo a influência das redes sociais.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 155

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 130

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 150

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

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Por jheromagnoli
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#56340
@GuiGts11, Cuidado com a repetição de conectivos, tente variar o máximo possível. Tenha mais atenção ao excesso de vírgulas também. E a intervenção está completa, mas procure evitar o gerúndio -ndo na conclusão.

Pode me marcar nos comentários da redação que tento ajudar s2 || ENEM & Concurso Público
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