Mormente, a insuficiente aderência do Estado em ofertar melhores condições na saúde dos sujeitos acima do peso é observada na comunidade brasiliense. A saber, uma pesquisa divulgada pelo IBGE em 2019, afirma que 60,3% dos adultos da nação apresentam um índice de massa corporal excessivo. Em consonância a isso, as propagandas televisivas de "fast food" influenciam negativamente o consumo, sendo esse exagerado, na qual ocorre a preferência por alimentos pobres em nutrientes e demasiado calóricos. Consequentemente, o meio social atual terá, cada vez mais, pessoas com uma saúde prejudicada, podendo se estender para gerações futuras.
Em segunda análise, a apatia dos sujeitos da conjuntura tupiniquim congloba como uma problemática para a permanência dos casos de adiposes no país. De acordo com o termo "Atitude Blase" do sociólogo alemão Georg Simmel, a população passa a agir com indiferença em relação às situações que as mesmas deveriam dar atenção. Similarmente, o preconceito perante indivíduos com obesidade cresce na sociedade, sendo praticado, em largas escalas, por amigos e familiares, com piadas evasivas sobre a aparência física de pessoas com a enfermidade. Por conseguinte, imbróglios psicológicos se estabelecem no território nacional, devido a discriminação efetuada por entidades coletivas.
Portanto, medidas devem ser tomadas para eliminar a obesidade no Brasil. Assim, o Governo, deve promover uma aderência - mais efetiva - dos variados indivíduos nas atividades que exercitam o corpo, mediante a disponibilização de aparelhos esportivos em praças públicas, - ofertados pelas esferas municipais e estaduais - a fim de reduzir o sedentarismo e atingir o desenvolvimento saudável. Além disso, o Ministério da Saúde necessita criar um sistema gratuito de vídeo aulas, por meio da atuação de especialistas - como psicólogos e psiquiatras - com o intuito de informar os malefícios que os julgamentos populares trazem para os obesos, criando, dessa maneira, uma educação isonômica.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 170
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.