Diante do exposto, a sociedade brasileira tem sido descuidada com sua própria saúde, uma vez que muitas doenças tardam em manifestarse causando uma sensação falsa de bem estar. Ademas, a correria do dia a dia faz com que as pessoas não tenham tempo de se organizar para ter uma alimentação saudável e regular. Com isso, um número consideravel de pessoa fazem apenas 1 ou 2 refeições por dia e de forma prejudicial ao corpo, posto que optam por alimentos ultraprocessados, ricos em sodio e carbohidratos. Assim, surgem as doenças como diabetes,hipertensão, insuficiência de ferro, calcio, vitaminas, entre outros. Em suma, é necessário policiar os alimentos ingeridos e fazer um cronograma com horários para as refeições.
Outro fator relevante é a doença emocional como a depressão que acomete muitos individuos que são considerados obesos. Além disso, a obesidade é consequência de uma má alimentação, de uma vida sedentária, sem práticas de exercícios físicos, onde também consta a falta de recursos financeiros para arcar com tais práticas. A esse respeito há muita desigualdade na sociedade, de modo que alguns tem condições de pagar por uma academia e outros se quer tem acesso a tecnologia para ver uma aula disponivel pela plataforma do YOUTUBE. Por fim, a obesidade deve ser tratada com seriedade.
Portanto, as empresas públicas e privadas devem contar com programas nutricionais gratuitos para seus trabalhadores por meio de parcerias com esses profissionais visando o bem estar de seus funcionários e em consequência um rendimento produtivo nas suas tarefas. Logo, o Ministerio da Educação deve implementar nas escolas programas basados em uma alimentação regular, através de palestras mensais e com o fornecimento gratuit de lanches para seus estudantes e colocaboradores. Assim, o Ministerio da Cultura deve ampliar os projetos de "Academia na Cidade" nas praças de cada bairro paraa que assim todas as pessoas tenham total acesso a pratica de exercicios fisicos. Bem como, cada individuo deve se organizar para preparar seu alimento da semana e assim não ficar refém do tempo e dos alimentos processados. Por fim, será possível estabelecer uma alimentação regular e a consequente diminuição da obesidade no Brasil.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.