Em primazia, é crucial ressaltar a falta de conscientização e conhecimento geral sobre o tema no país. Todavia o Brasil esteja, segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), na posição de país mais depressivo da América Latina, o assunto não ganha espaço para discussão na mídia, muito menos nas escolas. Esse fato leva a elaboração social de estigmas negativos e preconceitos sobre pessoas que sofrem com doenças mentais, pois segundo a escritora e historiadora Agnes Heller, crer em preconceito dá aos cidadãos proteção e comodidade. Dessa maneira, com essa visão de mundo sendo perpetuada com a falta de educação sobre o assunto, estabelecem-se mistificações, medo e ignorância perante uma situação que deveria ser vista sem julgamentos e com empatia pelo meio social – causando ainda mais a exclusão de cidadãos da comunidade.
Além disso, outro fator que estabelece bloqueios são as redes sociais. Apesar de serem um local onde há a possibilidade de comunicação e interação positiva, também há, cada vez mais explícito, um ideal de vida perfeito a ser seguido – onde situações como doenças mentais são vistas como algo assustador e fora da realidade ou um simples “mimimi”. Segundo o sociólogo Émile Durkheim, ocorrências assim são classificadas como fatos sociais, ou seja, eventos que influenciam crenças e comportamentos da própria comunidade, nesse caso, negativos. Assim, baseando-se cada vez mais na ideologia presente na interação diária das redes sociais, as pessoas com doenças mentais perdem espaço e, além disso, lugar de fala: sua presença torna-se aterradora, apesar de tratar-se de um fenômeno normal na comunidade e necessitar de relevância para discussão.
Logo, percebem-se as situações que perpetuam o estigma negativo perante a situação. Dessa maneira, o Ministério da Cidadania, em parceria com o Ministério da Saúde devem introduzir o tema “saúde mental” nas escolas e em campanhas publicitárias, através de investimentos em material pedagógico e midiático por meio da Lei de Diretrizes Orçamentárias, a fim da conscientização dos cidadãos – para que as doenças mentais sejam encaradas de forma real e imparcial, sem preconceito. Além disso, o Ministério da Cidadania deve também, por meio de propagandas em meios de comunicação, promover campanhas sobre o uso saudável de redes sociais, para desvincular a ideia utópica de perfeição social e familiarizar o cidadão com as adversidades presentes na comunidade. Ao fim, terminando com preconceitos que transformam cidadãos comuns cada vez mais no célebre – e triste – Coringa.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 170
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 170
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.