Em primeira análise, é visível o impacto da desigualdade social sobre a temática. Segundo o PNUD ( Programa Nacional das Nações Unidas), o Brasil é o 7° país mais desigual do mundo, fato que, conforma o escritor Adriano Suassuna, divide-o em dois países: o dos privileegiados e o dos despossuídos. Portanto, vítimas da criminalidade constante e de uma comunidade violenta frutos dessa mesma desigualdade, os jovens, sem amparo socioeducativo efetivo, corroboram ainda mais com o aumento crescente desses índices. Tendo em vista essas situações, é nítido que os jovens precisam de amparo social – assim fechando os caminhos para a violência e a criminalidade.
Além disso, outro ponto de forte importância é a baixa estrutura do sistema educacional, como também o de assistência social. Conforme o sociólogo Émile Durkheim, um indivíduo só age de forma correta socialmente quando conhece a situação e o contexto em que se vive; processo que ocorre especialmente através da educação. Dessa maneira, jovens que não possuem boa escolaridade, deparam-se com cenários violentos como a única solução – sem intervenção efetiva também das instituições de assistência social. Logo, sem apoio governamental, o problema continua reverberando-se sem solução.
Portanto, percebe-se a latente necessidade da resolução das adversidades citadas acima. Assim, a Secretaria Nacional da Criança e do Adolescente, em parceria com o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo devem trabalhar com campanhas de educação recreativa e social, por meio de investimentos nas respectivas instituições; então, colaborando para uma melhor educação e assistência social aos jovens. Além disso, o Senai deve promover acesso a cursos gratuitos e estágios remunerados, por meio de programas e campanhas sociais para gerar renda e a ocupação produtiva dos jovens. Dessa maneira, a violência e a criminalidade sairão de cena do cotidiano dos jovens, dando espaço para uma nova realidade: a da educação.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.