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Por LuizLopes
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#56124
De acordo com a Constituição Federal de 1988, prevê em seu Art. 231, o reconhecimento aos índios e sua organização social, costumes línguas, crenças e tradições, o direito originário sobre as terras que tradicionalmente ocupam, cabe a União demarcá-las, proteger e respeitar todos os bens. Conquanto, esse cenário não está em prática na atualidade da sociedade brasileira.
Ademais, em um trecho da música "índios" da banda Legião Urbana, relata que "Provar que quem tem mais do que precisa ter quase sempre se convencer que não tem o bastante". Nesse sentido, essa composição apresenta à problemática vivida por esses indivíduos, onde os fazendeiros querem cada vez mais ocupar terras indígenas para obterem lucro com plantações e a prática da pecuária, sem se preocuparem com os efeitos negativos que essas ações causam na vida das tribos indígenas.
Certamente, a falta de medidas governamentais possui grande influência na persistência desse panorama caótico. Com isso, a cultura desses indivíduos está passando constantemente por conflitos, onde precisam lutar por uma terra que os pertence, colocando em risco a sobrevivência dessas tribos e a incerteza da existência delas nas próximas gerações.
Portanto, para que a realidade da demarcação de terras tenha ênfase na sociedade brasileira, com a ajuda da Fundação Nacional Do Índio (FUNAI) deve ocorrer estudos para delimitar as terras onde essas tribos poderiam produzir e transmitir sua cultura e tradições, no intuito de conservar a cultura indígena e trazer segurança na vida desse indivíduos, uma vez que com a demarcação de terras feita os proprietários de fazendas que as ocupavam deveram sair para que os indígenas possam voltar para o ambiente que os pertence, como é dito no Art. 231 da constituição Federal.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 147

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 167

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 147

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

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Por LuizLopes
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#56182
@giovanareis Obrigado pela avaliação, se puder me dizer onde poderia melhorar na C4 e C5 ficarei grato :)
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Por jheromagnoli
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#56201
A Constituição Federal de 1988, prevê em seu artigo 231, o reconhecimento aos índios e sua organização social, [creio que faltou um ligamento aqui] costumes línguas, crenças e tradições, o direito originário sobre as terras que tradicionalmente ocupam, [creio que faltou coerência e concordância nesse trecho também] cabe a União demarcá-las, proteger e respeitar todos os bens. Conquanto, esse cenário não está em prática na atualidade da sociedade brasileira. [faltou apresentar a sua tese, os argumentos que iria desenvolver]

[melhorar conectivo] Ademais, [faltou apresentar o seu argumento antes de comprovar com o repertório] em um trecho da música "índios" da banda Legião Urbana, relata que "Provar que quem tem mais do que precisa ter quase sempre se convencer que não tem o bastante". Nesse sentido, essa composição apresenta à problemática vivida por esses indivíduos, onde os fazendeiros querem cada vez mais ocupar terras indígenas para obterem lucro com plantações e a prática da pecuária, sem se preocuparem com os efeitos negativos que essas ações causam na vida das tribos indígenas. [faltou arrematação]

Certamente, a falta de medidas governamentais possui grande influência na persistência desse panorama caótico. Com isso, a cultura desses indivíduos está passando constantemente por conflitos, em que precisam lutar por uma terra que os pertence, colocando em risco a sobrevivência dessas tribos e a incerteza da existência delas nas próximas gerações.
* Faltou repertório para comprovar seu argumento. Fuja do senso comum

Portanto, para que a realidade da demarcação de terras tenha ênfase na sociedade brasileira, [iniciar outro período com conectivo e intervenção] com a ajuda da Fundação Nacional do Índio (FUNAI) deve ocorrer estudos para delimitar as terras onde essas tribos poderiam < fuja da sensação de dúvida, demonstre certeza] produzir e transmitir sua cultura e tradições, no intuito de conservar a cultura indígena e trazer segurança na vida desse indivíduos, uma vez que com a demarcação de terras feita os proprietários de fazendas que as ocupavam deveram sair para que os indígenas possam voltar para o ambiente que os pertence, como é dito no artigo 231 da Constituição Federal.
* A intervenção deve ter todos os elementos: agente (cabe a quem?) + ação (ser feito o que?) + meio (por meio de que?) + finalidade (a fim de que?) + detalhamento de um dos elementos anteriores - se isolar com traços irá especificar melhor o detalhamento -

Espero ter ajudado! :D

Pode me marcar nos comentários da redação que tento ajudar s2 || ENEM & Concurso Público
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Por LuizLopes
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#56230
jherodrigues escreveu:A Constituição Federal de 1988, prevê em seu artigo 231, o reconhecimento aos índios e sua organização social, [creio que faltou um ligamento aqui] costumes línguas, crenças e tradições, o direito originário sobre as terras que tradicionalmente ocupam, [creio que faltou coerência e concordância nesse trecho também] cabe a União demarcá-las, proteger e respeitar todos os bens. Conquanto, esse cenário não está em prática na atualidade da sociedade brasileira. [faltou apresentar a sua tese, os argumentos que iria desenvolver]

[melhorar conectivo] Ademais, [faltou apresentar o seu argumento antes de comprovar com o repertório] em um trecho da música "índios" da banda Legião Urbana, relata que "Provar que quem tem mais do que precisa ter quase sempre se convencer que não tem o bastante". Nesse sentido, essa composição apresenta à problemática vivida por esses indivíduos, onde os fazendeiros querem cada vez mais ocupar terras indígenas para obterem lucro com plantações e a prática da pecuária, sem se preocuparem com os efeitos negativos que essas ações causam na vida das tribos indígenas. [faltou arrematação]

Certamente, a falta de medidas governamentais possui grande influência na persistência desse panorama caótico. Com isso, a cultura desses indivíduos está passando constantemente por conflitos, em que precisam lutar por uma terra que os pertence, colocando em risco a sobrevivência dessas tribos e a incerteza da existência delas nas próximas gerações.
* Faltou repertório para comprovar seu argumento. Fuja do senso comum

Portanto, para que a realidade da demarcação de terras tenha ênfase na sociedade brasileira, [iniciar outro período com conectivo e intervenção] com a ajuda da Fundação Nacional do Índio (FUNAI) deve ocorrer estudos para delimitar as terras onde essas tribos poderiam < fuja da sensação de dúvida, demonstre certeza] produzir e transmitir sua cultura e tradições, no intuito de conservar a cultura indígena e trazer segurança na vida desse indivíduos, uma vez que com a demarcação de terras feita os proprietários de fazendas que as ocupavam deveram sair para que os indígenas possam voltar para o ambiente que os pertence, como é dito no artigo 231 da Constituição Federal.
* A intervenção deve ter todos os elementos: agente (cabe a quem?) + ação (ser feito o que?) + meio (por meio de que?) + finalidade (a fim de que?) + detalhamento de um dos elementos anteriores - se isolar com traços irá especificar melhor o detalhamento -

Espero ter ajudado! :D
Muito obrigado pelas dicas, me ajudou bastante :D
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Por Felipe082
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos Colecionador Doações
#56334
Concordo com a correção da Jhe.
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Por LuizLopes
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#56406
Felipe082 escreveu:Concordo com a correção da Jhe.

Obrigado por ter olhado :)
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