Cerca de 50 milhões de brasileiros, vivem na linha da pobreza, que equivalem a 25,4% da população brasileira. Grande parte desse número está na Região Nordeste do país, sendo 43,5% do número total, o menor número de pobreza é da Região Sul do país, onde 12,3% da população está em tal situação. Enquanto a taxa de pobreza aumenta na região Nordeste do país, outras diminuem, como taxa de escolaridade, acesso de serviços de energia elétrica, água e esgoto, coletas de lixo, e saúde pública. Grande parte da população brasileira não tem acesso a energia elétrica, e água e esgoto que não chegam em suas casas.
Um dois maiores problemas do Brasil é a desigualdade, a qual pode citar: favelização , onde 6% da população mora em favelas,(11,4 milhões de pessoas) cenário habitacional que revela a grande desigualdade do país, desigualdade alimentar, 4,5% passam fome no país, onde 97% delas moram em favelas, saneamento básico cerca de 16% não tem acesso a água limpa, e rede de esgoto, escolaridade hoje no Brasil cerca de 6,6% são pessoas analfabetas, que não tiveram contato nenhum com rede ensino, desempregos, saúde pública precária. A 40 anos atrás esses números eram muito maiores, podemos notar grande diferença entre 2010 para 2021, uma taxa que cresceu bastante em 2020 foram os desempregos, e a desigualdade alimentar, já que muitas pessoas perderam seus empregos. Há grande falta de investimento em diversas áreas, portanto aumentar o investimento na saúde e na educação pública, reduzir as inserções fiscais e aumentar nas políticas públicas, e serviços básicos, com investimento na saúde pública, todos teriam acesso a rede de saneamento básico, o que diminuirá doenças causadas pela falta de água limpa, promover ofertar de emprego, o Brasil gasta com o Sistema Nacional de Emprego menos de 2% do orçamento para políticas de melhoria de acesso ao mercado de trabalho.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.